Com o surgimento do Inbound Marketing, a forma como as empresas se comunicam com seus clientes mudou bastante. A abordagem deixou de ser unidirecional, baseada somente em anúncios, e passou a tratar o público como um ser único, que busca interação e diálogo. Dessa forma, as empresas conseguiram atrair potenciais clientes oferecendo soluções e conteúdo de qualidade. Mas como transformar um site corporativo em um site Inbound?

É importante que o seu site corporativo acompanhe as novas tendências do marketing para estar mais próximo do público, e isso pode ser mais simples do que você imagina. Confira agora essa lista que elaboramos com as principais coisas que um site deve ter para ser Inbound!

Estimular a interação do público

Como você viu, o Inbound Marketing busca a interação entre empresas e o público. Assim, seu site corporativo deve ter elementos que estimulem ações por parte dos visitantes, como:

Assinatura de Newsletter

O campo de assinatura é fundamental para que você consiga o contato do visitante do seu site. Com o endereço de e-mail em mãos, por exemplo, você pode elaborar campanhas de e-mail marketing bem direcionadas, oferecendo materiais que agregarão valor à sua marca, como e-books, catálogos, avisos de promoções e lançamentos, entre outros.

Pop-up

As janelas pop-up são aquelas janelas que surgem na tela no momento em que o usuário abre o site. Antigamente, as pop-ups eram utilizadas principalmente em forma de anúncios, o que era considerado invasivo por muitos usuários.

Com o Inbound Marketing, porém, elas ganharam uma função muito mais valiosa, passando a oferecer algo do interesse do visitante. Isso pode ser solicitar a inscrição na newsletter ou em um evento, oferecer um download ou até mesmo a exibição de um vídeo.

CTAs

CTA é a siga em inglês para Call-To-Action, ou “chamada para ação”. Os CTAs podem ser botões nas páginas do site estimulando que o usuário tenha alguma interação, como um download, um play em um vídeo ou o início de uma conversa no chat online.

Os CTAs também são utilizados ao final de páginas do site ou artigos de blog, solicitando ao visitante que deixe um comentário no post, curta as redes sociais, baixe um e-book, entre outras ações.

Posicionar o site corporativo no Google

Toda empresa quer estar na primeira página do Google, mas poucos sabem que, para isso, é fundamental que o site corporativo tenha qualidade e pratique as melhores técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ou “otimização para mecanismos de busca”.

Entre as técnicas de SEO, podemos destacar uma boa pesquisa e uso das palavras-chave no texto, títulos, descrições, imagens e URLs. Além disso, também recomenda-se o de links internos e externos.

Claro que SEO não se resume a essas ações; há muito mais práticas envolvidas nessa estratégia, e somente um profissional capacitado nessa área poderá ranquear positivamente seu site. Afinal, é preciso estar sempre monitorando e acompanhando as diretrizes do Google, que estão em constante atualização.

Conseguir um bom ranqueamento e atrair mais clientes também está relacionado ao domínio que você escolhe para o seu site. Procure domínios curtos e objetivos, que sejam fáceis para o seu público memorizar. Evite abreviações, números e siglas que não sejam possíveis de serem pronunciadas em uma única palavra.

Melhorar a navegabilidade do site

As estratégias Inbound se preocupam com a boa experiência do usuário em contato com sua empresa. Por isso, é fundamental que um site corporativo Inbound tenha um layout responsivo.

Ter um layout responsivo é apresentar todas as informações, imagens e botões de ação ajustados automaticamente para qualquer formato de tela, oferecendo uma boa experiência de navegação para usuários que acessem o seu site através de um desktop ou de dispositivos móveis, como tablet ou smartphone.

Oferecer conteúdos de qualidade

Um conteúdo de qualidade, que traz informações relevantes para o público, é a chave do Inbound Marketing. Já citamos aqui a newsletter, a oferta de e-books e os vídeos, mas faltou falar do principal elemento para o seu site ser Inbound: um blog recheado de bom conteúdo e atualizado constantemente.

Os artigos do seu blog devem oferecer respostas às principais dúvidas do seu público. Para serem encontrados pela sua persona, no entanto, eles também devem ser otimizados com as técnicas de SEO.

Agora que você já sabe como melhorar seu site corporativo, que tal ajudar os amigos a ficarem por dentro das novidades do Inbound? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre que você entende tudo de marketing digital!