Atualmente, há dois grandes modelos de negócio. Aqueles em que a empresa vende para o consumidor final, popularmente conhecido como B2C (Business to Consumer) e também o B2B (Business to Business) focado entre empresas.

O modelo B2B costuma envolver produtos mais complexos, como diferentes equipamentos e softwares, que envolvem um valor mais elevado, assim como contratos de longa duração.

Por conta disso, podemos perceber que as estratégias adotadas do marketing digital vão ser diferentes para as empresas que vendem diretamente a outras, não é mesmo?

Para que seja bem-sucedida, é importante promover o relacionamento com os seus clientes, pois é sempre interessante mantê-los presentes e, principalmente, que continuem comprando com você.

Confira quais são as principais estratégias do marketing B2B.

 

Invista em Inbound Marketing

Pode parecer estranho que a primeira dica para aplicar o marketing B2B seja investir em Inbound Marketing, não é mesmo? Entretanto, essa estratégia é uma das mais utilizadas quando falamos sobre marketing digital.

Um dos pilares da fase de Inbound Marketing é a atração de leads. Afinal, sem uma boa base de leads é difícil a empresa sair do topo do funil de vendas.

Dessa forma, é possível atrair os clientes que você precisa, para que se converta nas vendas que a sua empresa deseja.

Quando falamos sobre como aumentar as vendas, essa é uma das estratégias para fazer com que o site da empresa, assim como blog e redes sociais sejam encontrados, garantindo maior autoridade no mercado.

Afinal, o público B2B é personalizado e tem como maior foco questões como custo-benefício, assim como longevidade, ou seja, quanto tempo o produto pode durar.

 

Tenha um blog corporativo B2B

Como em qualquer estratégia de marketing, é essencial que sejam produzidos bons conteúdos para os seus compradores em potencial.

Dessa forma, é possível utilizar-se da estratégia de Inbound Marketing para educar o seu público a respeito do seu produto, assim como de sua importância no mercado atual, independente da área em que esteja inserido, seja de microfranquias ou de softwares, por exemplo.

Para isso, é importante criar conteúdos que sejam relevantes para a sua persona. A sua empresa, dessa forma, consegue atrair usuários e mostrar a relevância da sua marca ao setor em que está inserido.

Além disso, o meio digital oferece diferentes plataformas, como as redes sociais, para que o contato entre a empresa e o consumidor (que, nesse caso, é outra empresa) sejam formados, garantindo melhores resultados.

Da mesma maneira, nos últimos anos o consumidor do B2B tem entrado em contato com a empresa apenas no momento final da compra. 

Por conta disso, é essencial ter conteúdos que falem sobre o seu produto, assim como apresente todas as vantagens e comodidades do serviço em questão, garantindo que todas as dúvidas sejam sanadas antes mesmo do primeiro contato.

 

Faça envios de e-mail marketing

As estratégias de e-mail marketing têm crescido novamente no mundo digital, pois é uma das principais maneiras de criar um relacionamento com o seu cliente.

Entretanto, quando falamos sobre esse universo no mundo B2B, é muito importante encontrar a periodicidade certa. 

Isso porque, diferente das vendas para o consumidor final, os produtos B2B normalmente envolve um longo período de contrato. Por conta disso, não é necessário mandar e-mails não precisam ter uma frequência tão assídua.

Da mesma forma, é muito importante tomar cuidado com a linguagem utilizada, assim como com os conteúdos enviados. Afinal, o principal objetivo é fazer com que o possível cliente avance no funil de vendas e, para isso, é importante investir em conteúdos relevantes.

 

Utilize um marketplace

O marketplace B2B é um ambiente online, totalmente voltado para empresas. Essa plataforma funciona como um intermediário entre os fornecedores dos produtos e os compradores.

A grande vantagem do marketplace é aumentar a exposição dos seus produtos e serviços, fazendo com que pessoas que provavelmente não teriam contato com a sua empresa, encontrem e, muitas vezes, fechem a compra.

Entretanto, é preciso tomar cuidado em relação ao valor apresentado pelo produto, uma vez que é fácil do cliente encontrar opções mais vantajosas. Nesse caso, vale a pena apostar na descrição do seu produto, assim em como ele pode ser uma compra mais vantajosa que outra.

Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Redatora no Marketing para Indústria