5 boas práticas para desenvolver a criatividade no cotidiano

Há quem diga que ser criativo é uma arte que poucos dominam. Se você já chegou a acreditar nisso, fique tranquilo, pois a verdade não é bem assim!

Não se nasce uma pessoa criativa: essa habilidade precisa ser exercitada diariamente por meio de algumas medidas que estimulem o cérebro. Essas ações farão com que você quebre a rotina, por vezes cansativa, e tenha algumas ideias para desenvolver a criatividade.

Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas importantes para abrir a sua mente aberta e liberar o seu lado criativo! Confira:

Organize seu espaço

O primeiro passo a ser dado ao pensar em novos estímulos para a sua criatividade é valorizar o seu espaço. Com a rotina atribulada, muitas pessoas não conferem a devida atenção ao ambiente de trabalho ou à casa, e acabam não sendo tão cuidadosas quanto deveriam com a organização. Se esse é o seu caso, isso precisa ser mudado!

Estabeleça um cronograma e horários para realizar todas as tarefas necessárias e as obrigações corriqueiras. Tenha sempre em mão um caderno de anotações e registre suas ideias e observações ao longo do dia. Com isso, você aumenta seu poder de concentração e, consequentemente, sua criatividade.

Saia da rotina

Sair da rotina também é uma ótima maneira de aguçar o seu lado criativo. Por isso, não abra mão de relaxar e se divertir sempre que possível! Momentos para curtir a natureza e deligar-se um pouco do computador e dos problemas são essenciais para descansar o seu cérebro e recarregar as energias.

Tente coisas novas

Vivenciar novas experiências como viajar para outros países, ter contato com novas culturas, aprender novos idiomas, comer algo diferente, ler aquele livro que você paquerou por tanto tempo na prateleira da livraria ou conhecer pessoas diferentes são ótimas opções para estimular o seu cérebro.

Apaixonar-se, inclusive, também é uma boa experiência para quem deseja ver a inspiração surgir!

Controle o consumo de bebidas estimulantes

Essa talvez seja uma dica que você considere um pouco estranha, mas tem uma boa razão para estar aqui. Cafeína é ótimo para aqueles momentos em que você está sonolento e cansado, mas precisa se manter acordado.

Mas cuidado! Se consumida em excesso, essa substância pode acabar tendo o efeito contrário, provocando ansiedade, dores de cabeça e náuseas. Você tem se sentido esgotado mentalmente? Então procure relaxar e fique atento em relação à quantidade de café e refrigerantes de cola que você vem consumindo.

Use jogos para desenvolver a criatividade

Você provavelmente já ouviu falar em palavras cruzadas, quebra-cabeças, sudoku e outros jogos semelhantes, certo? Sabe o que eles têm em comum? São ótimos exercícios para desenvolver a criatividade, pois te ajudam a ter foco, pensar fora da caixa, explorar diferentes possibilidades e estimular seu raciocínio lógico!

Seguindo essas dicas, você sentirá seu cérebro mais estimulado. À medida que você sair da sua zona de conforto e puser sua mente para transitar por novas e diferentes situações, a inspiração virá como uma consequência natural. Quer ficar por dentro de outros assuntos como esse? Siga nosso perfil no Facebook, Twitter e Pinterest e não perca nenhum post!