5 dicas para uma estratégia de marketing multicanal!

A tecnologia revolucionou as estratégias de marketing. Se, antigamente, elas se concentravam na atenção das pessoas no PDV, atualmente é preciso ir até as pessoas para conquistar o interesses delas, assim nasce o marketing multicanal!

Mais do que apenas comprar, as pessoas fazem pesquisas de preço e de satisfação, buscando todo tipo de referência possível. Com essas informações é que é preciso ficar atento no momento de definir como e quando abordar o seu público-alvo.

Para alcançar o sucesso nessas estratégias, confira a seguir algumas dicas fundamentais!

O que é estratégia de marketing multicanal?

Multicanal é a forma de oferecer determinado produto ou serviço por diversos meios, em lojas físicas ou virtuais. A soma de espaços de vendas em PDVs com diversos formatos virtuais, como o e-commerce ou redes sociais, é um exemplo básico.

O crescimento das vendas nos meios multicanais aumentou muito com o desenvolvimento da internet, especialmente pelo mobile. Se já há algum tempo a ideia de manter uma loja on-line era positiva – mas esbarrava no alcance do público em geral, porque nem todos manifestam interesse pelos seus produtos -, atualmente é possível segmentar o alcance do público determinando microrregiões, como cidades, bairros e raios de localização.

Como criar?

Aposte em um site otimizado para navegação mobile

O smartphone é cada vez mais um acessório indispensável para os brasileiros. Já chegamos ao incrível número de 247 milhões de aparelhos telefônicos celulares no país. Quando pensamos que, desse total, 47 milhões navegam por internet móvel, o chamado m-commerce, notamos a incrível oportunidade de oferecer uma experiência ainda melhor para o usuário.

O grande erro das pessoas atentas a essas oportunidades está em não oferecer navegação confortável para quem faz compras utilizando o navegador mobile. Infelizmente, muitos empreendedores investem apenas em sites que oferecem boa navegação no desktop, mas não se adéquam ao formato da tela dos smartphones.

O chamado site responsivo é uma necessidade inevitável para quem deseja alcançar os inúmeros consumidores que utilizam os smartphones como experiência de compra. Atenção para esse ponto é fundamental.

Segmente as vitrines do seu e-commerce

Não importa qual seja o segmento do seu negócio, manter um espaço on-line é fundamental. No entanto, mais do que oferecer produtos de maneira on-line, é preciso saber oferecer os produtos para as pessoas certas. Quanto mais segmentada a navegação nas páginas, melhor será o acesso aos produtos que o seu cliente deseja. Por isso, saiba separar muito bem os produtos por interesses específicos.

Por exemplo: se o seu negócio oferece materiais esportivos, saiba separar os produtos por segmentos masculino, feminino, modalidade etc. O seu cliente busca o máximo de facilidades para fechar suas compras on-line. Nunca esqueça disso!

Colete leads qualificados

De nada adianta separar muito bem a organização dos produtos oferecidos se as informações dos clientes não forem coletadas. Com essas informações, como e-mail, idade e região, as estratégias poderão ser mais assertivas, podendo direcionar os meios pelos quais você oferecerá melhor experiência ao seu cliente – se navegação mobile, desktop ou social.

Conhecer o seu cliente e oferecer uma comunicação linear e inteligente é fundamental. A partir de uma boa listagem de clientes potenciais, sua comunicação funcionará muito melhor, seja por meio de e-mail marketing, seja por disparo de SMS ou mala direta.

Não esqueça o social

Embora a opção das lojas adaptadas em fanpages não tenha alcançado sucesso pleno junto ao público das redes sociais, a opção de oferecer ações como concursos culturais é excelente para coletar leads qualificados.

Para isso, lembre-se sempre de oferecer conteúdos atrativos para o seu público, atentando para as formas de gerar engajamento, estreitando de maneira positiva o relacionamento com ele.

Compras coletivas

Sites de compras coletivas têm a excelente vantagem de contar com um rico banco de mailing, segmentando de maneira excelente a comunicação de promoções e ações atrativas. Sempre que possível, aposte nessa estratégia, especialmente se o seu negócio está em lojas físicas. Essa é uma boa maneira de atrair novos clientes e, assim, oferecer uma boa impressão para fidelizá-los.

Gostou das dicas para impulsionar alguma estratégia de marketing multicanal? Então, deixe o seu comentário e colabore com a sua opinião!