5 dicas para vender produtos de tecnologia

No mundo dos produtos de tecnologia as mudanças são constantes: linhas são renovadas e softwares ganham mais recursos diariamente. Várias são as companhais que estão migrando para serviços digitais. O uso de ferramentas tecnológicas tornou-se uma constante ao redor do planeta.

Entretanto, mesmo que consumidores tenham um desejo cada vez maior por produtos e serviços de TI, muitas vezes a experiência de compra é frustrante. Os problemas causados por uma má venda são vários. Se você quer aprender a identificá-los e contorná-los, vamos te dar 5 dicas a seguir!

Lembre-se: nem todo mundo é geek

A tecnologia pode ser apaixonante. Os equipamentos modernos nos auxiliam a ter uma vida mais conectada e móvel. Na palma das mãos, podemos ter acesso a um universo de aplicativos que mudam a forma como lidamos com o mundo ao nosso redor.

Entretanto, muitas pessoas que são apaixonadas por aparelhos como os últimos MacBooks não se importam com as configurações técnicas deles. Em geral, elas sequer entendem o significado de siglas como IPSEC, LTE e SaaS.

Isso não será um problema se o vendedor souber lidar com isso. Durante a negociação de venda, ele deve estar preparado não só para vender especificações tecnológicas, mas sim um produto ou aplicativo que irá auxiliar o comprador a atingir novas metas e desafios. Tornar a tecnologia algo mais humano não é simples, mas pode ser a chave para o sucesso no ramo das vendas de sistemas e equipamentos de TI.

Conheça os detalhes técnicos do seu produto

Uma das chaves para deixar o seu produto atraente é ter o pleno conhecimento das capacidades técnicas dele. Quando um vendedor conhece o potencial de uma suíte de escritório, ele pode explicar como ela irá melhorar os lucros de uma empresa. Isso auxilia o cliente a entender como o equipamento ou software funciona, facilitando o fechamento da venda.

Mantenha-se atualizado

A tecnologia é dinâmica. Como já dissemos, um sistema ou um equipamento pode ser alterado da noite para o dia. Justamente por isso, os vendedores devem estar atentos a qualquer tipo de mudança no mercado.

Ao conhecer melhor quais são os lançamentos, o vendedor pode oferecer equipamentos mais poderosos para o seu cliente. Assim, ele agrega valor ao seu negócio e aumenta os seus lucros.

Entenda o valor dos testes

Dizer que um telefone possui o melhor processador ou que um sistema possui milhares de recursos não é o bastante. Para que a tecnologia seja encantadora de verdade, é necessário mostrar como uma mercadoria possui uma experiência de uso única. Isso é algo que só se alcança por meio da experimentação.

Peça para os seus clientes testarem um novo produto antes da venda. Assim, ele ficará mais confiante de que está fazendo a escolha certa.

Identifique as necessidades dos seus clientes

A compra de um produto que não atende às nossas expectativas é algo comum. Mas, como o investimento em novas tecnologias é algo que demanda uma grande quantidade de recursos, a aquisição de um equipamento ou sistema que não atende às necessidades do usuário sempre deve ser evitada. O primeiro passo para evitar esse erro está nas mãos do vendedor.

Ainda que os produtos e softwares sejam complexos, o vendedor deve trabalhar para adequar as suas opções de acordo com as necessidades de seus clientes. Isso pode ser feito através de negociações de compra e venda, apresentando perguntas que dão a oportunidade para o consumidor demonstrar os problemas que serão solucionados com os novos produtos. Assim, o risco de adquirir algo que não terá todos os recursos necessários para o dia a dia do usuário diminui consideravelmente.

A tecnologia nunca esteve tão acessível quanto nos últimos anos. Isso gerou a busca por equipamentos de alta complexidade por pessoas que, muitas vezes, não possuem o mesmo conhecimento técnico que o de um especialista.

Justamente por isso, cabe ao vendedor tornar a tecnologia algo mais acessível e encantador. Com as técnicas de venda corretas, você poderá ter mais lucros e consumidores mais satisfeitos.

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