5 modalidades de vídeo que você deve conhecer

Com uma sociedade cada vez mais visual, o vídeo tem se tornado uma ferramenta essencial tanto para o entretenimento quanto para a vida das pessoas de um modo geral. Especialmente na internet, ele tem tomado espaço e conquistado muitos adeptos, já que a maioria prefere assistir um vídeo a ler um texto, não é mesmo?

Existem diversas modalidades de vídeos que se encaixam perfeitamente em certas áreas. Nos processos empresariais, por exemplo, eles têm se mostrado grandes aliados para poupar tempo e custos, simplificando a transmissão de qualquer tipo de mensagem.

1 – Vídeos institucionais para apresentações

A modalidade mais conhecida no meio empresarial é o vídeo institucional. Ele nada mais é do que uma forma de apresentar sua empresa, tanto para o público externo quanto para o corpo de funcionários, colaboradores e parceiros.

Ao gravar um vídeo institucional, você facilita a essas pessoas o entendimento sobre o que é a empresa e o que ela oferece como serviço, além de transmitir mais credibilidade. Ele também garante que você não se esqueça de alguma informação importante a ser passada, já que isso geralmente acontece no discurso oral.

2 – Vídeos para treinamentos e videoaulas

Uma empresa que não investe em seus funcionários, não está fazendo a coisa certa. Uma equipe precisa sempre estar atualizada sobre as tendências de mercado e preparada para os desafios, e é por isso que os treinamentos são tão importantes. Porém, eles exigem tempo, pessoas qualificadas, organização e, na maioria das vezes, custam caro.

A alternativa mais inteligente é investir nos vídeos para treinamentos e em videoaulas! Eles irão trazer todo o treinamento necessário para novos funcionários e para as necessidades específicas das equipes. E o melhor é que esses vídeos, depois de utilizados, estarão a qualquer hora sempre disponíveis para consultas.

3 – Vídeos tutoriais para explicar seus serviços e produtos

Quer facilitar sua interação também com clientes? Não há nada mais prático do que um vídeo tutorial para explicar didaticamente e de forma interativa quais são os seus produtos e que tipo de serviços você oferece na empresa. Dessa forma, você agrega mais valor aos produtos e serviços e também capitaliza mais clientes.

4 – Vídeos de endomarketing e integração

Mais ou menos dentro da ideia dos vídeos para treinamentos, a empresa pode ir além e inovar no seu processo interno de interação entre os funcionários e equipes. Vídeos produzidos para esta finalidade podem dar mais motivação e comprometimento, sendo grandes aliados do endomarketing e dos recursos humanos.

Alguns vídeos podem reunir depoimentos de funcionários, mostrar como é a rotina diária da empresa nos momentos de integração e trazer conteúdos motivacionais que garantam o sentimento de união e pertencimento, por exemplo.

5 – Vídeos de conteúdo e outras modalidades

Hoje em dia, entre textos e imagem, a segunda opção é a mais utilizada para transmitir alguma informação, seja ela qual for. Além das modalidades de vídeo já vistas até agora, outra forma interessante de interagir tanto com o público interno quanto externo, é produzir vídeos com conteúdos interessantes e relacionados à área de atuação da empresa. Isso agrega mais valor à marca e atrai mais público e clientes.

Ao utilizar vídeos na sua empresa, você acaba ganhando tempo, economizando dinheiro e facilitando processos. Além disso, os funcionários sentem-se mais motivados e com material de qualidade sempre disponível para consulta.

Em relação aos clientes, as modalidades de vídeos trazem muito mais credibilidade e profissionalismo, além de oferecerem uma interatividade e praticidade muito maior na didática de se explicar como algo funciona ou o que é.

Para que tudo isso realmente aconteça de forma eficaz e positiva, vale ressaltar a importância de se contratar uma agência especializada para ajudar a sua empresa a realizar esses serviços de vídeo, para que tudo tenha realmente o lado profissional de que você precisa. Caso você tenha alguma dúvida em relação a isso ou conheça outro tipo de vídeo que é usado em empresas, deixe seu comentário aqui no post!