6 dicas brilhantes para aumentar o tráfego orgânico do seu blog

Você está publicando textos em seu blog de forma contínua e abordando assuntos relevantes em sua estratégia de Inbound Marketing. Ainda assim, por algum motivo o blog ainda não recebe a quantidade de visitas (e de engajamento) que você esperava. Por que?

Para que uma estratégia de Inbound Marketing traga bons resultados, é preciso ficar atento a algumas práticas essenciais. A boa notícia é que você não tem que gastar mais dinheiro para que seus posts sejam notados! No post de hoje, listamos 6 maneiras brilhantes para aumentar o tráfego orgânico do seu blog. Acompanhe:

1. Otimize seus posts para aumentar o tráfego orgânico do blog

Adicione palavras-chave para seus posts. Existem locais em que você precisará utilizar as palavras-chave mais utilizadas pela sua audiência para que as buscas orgânicas sejam direcionadas ao seu blog com mais eficiência, e você precisará estudar um pouco mais sobre isso. Esses locais são:

  • tag de título;
  • meta descrição;
  • inserção de Alt-text nas suas imagens;
  • links externos do seu site;
  • links externos dentro do seu site;
  • tags de cabeçalho H1 – H6;
  • bold tags e Italic tags;
  • em meio aos seus textos e chamadas sociais.

Parece algo complexo, mas não é. Na internet, existe uma série de tutoriais explicando como acessar e configurar esses locais de forma bem didática, além de ferramentas que podem te dar uma força.

2. Use links para outros textos relevantes do seu blog

Essa é uma prática bastante eficaz para gerar tráfego. Sempre que possível, coloque links para textos anteriores, e faça o mesmo com conteúdo relevante de outros blogs conhecidos. Isso fará com que os visitantes permaneçam mais tempo em sua página, o que favorece o aumento do tráfego e aumenta as possibilidades de conversões.

3. Faça posts relevantes para os seus leitores

Tratando-se de Inbound Marketing, a palavra de ordem é educação. Por isso, publique textos que respondam as perguntas mais comuns e apresentem soluções à sua persona. Se você consegue resolver, de forma prática, os problemas dos seus clientes, eles certamente voltarão ao seu site para ter acesso a novos conteúdos.

4. Crie back-links em sites de alta autoridade

Ter o seu blog ou site linkado em outro site que recebe altas taxas de tráfego pode fazer com que o seu tráfego aumente consideravelmente. Muitas vezes, um simples e-mail com essa solicitação basta para que a parceria seja feita.

5. Simplifique o compartilhamento dos seus textos

Adicione botões de compartilhamento para as redes sociais em cada post que você publicar. Isso fará com que as chances de que um conteúdo relevante do seu blog seja compartilhado e, consequentemente, a sua marca será vista por mais pessoas.

Lembre-se que os usuários podem ter preguiça de procurar os botões de compartilhamento se eles ficarem espalhados pelo site, então posicione-os de forma estratégica.

6. Reutilize e diversifique seu conteúdo

O uso de diversos tipos de postagens é muito eficaz para atrair um público mais heterogêneo. Mesmo quando você tenha uma persona bem definida — ou seja, um comprador em potencial ideal —, a forma como as pessoas absorvem a informação é diferente. Alguns irão preferir vídeos, outros darão prioridade a textos ou infográficos.

Além disso, nunca pense que a sua estratégia chegou à perfeição. Aumentar o tráfego orgânico do blog é uma tarefa que exige um trabalho constante e minucioso, então trabalhe sempre com ferramentas de medição e coloque em prática todas as ações necessárias para que os números melhorem.

Quer ficar por dentro de outras dicas matadoras como essas? Assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail!