A influência do relacionamento com o cliente no faturamento da empresa

Sabemos que toda empresa de sucesso, independentemente de tamanho ou área de atuação, busca duas coisas: vender mais e melhor. É exatamente por isso que muitas delas vêm aprimorando o relacionamento com o cliente — afinal, esse pode ser o diferencial que faz com que o consumidor escolha uma marca dentre as demais.

Quer saber como o investimento na relação com a clientela pode ajudar no seu faturamento? Veio ao lugar certo!

O relacionamento com o cliente como fator de sucesso

Toda empresa vende algo para alguém, certo? Isso significa que, mesmo que você tenha os melhores produtos ou serviços, é fundamental ter uma clientela. Então, por que temos empresas semelhantes com níveis de vendas diferentes?

Um exemplo simples e prático: duas padarias — X e Y — no mesmo bairro. Revendem pão francês do mesmo fornecedor ao mesmo preço. X tem filas toda manhã e Y fica às moscas. A resposta pode estar no relacionamento com o cliente. X provavelmente soube cativar e conquistar a confiança do seu consumidor, fazendo com que ele deseje retornar ao seu estabelecimento para o pão de cada dia.

O bom relacionamento como produtor de bons índices de retenção

Na prática, isso significa que um empreendedor precisa conhecer a fundo a sua clientela, para oferecer um diferencial da concorrência. Se pensarmos na padaria, o detalhe pode estar na seleção de doces, na qualidade e preço do queijo e do presunto, do ambiente climatizado, da limpeza… E também da forma como isso é apresentado e vendido pela equipe.

Quantas vezes já ouvimos ou fomos protagonistas de tristes histórias de atendimento ruim? A falta de um sorriso e de uma palavra, um incentivo como “posso ajudar?” ou a desinformação sobre as políticas, os produtos e os serviços podem ser fatais para um negócio. Provavelmente, você conhece alguém que deixou de comprar em uma loja ou em um site com produtos de qualidade simplesmente por não ter atendimento satisfatório.

Atender bem significa fazer transparecer para o cliente todo o cuidado que sua empresa tem para selecionar o que é oferecido a ele. E isso rende frutos, fidelizando a clientela e fazendo-a pensar duas vezes antes de ir à concorrência.

E, como você provavelmente sabe, fidelizar é bem mais barato do que conquistar um novo cliente. Além disso, sua marca conquista pontos de branding, o que não é nada mau.

O aumento das vendas e do ticket médio

Os benefícios de estreitar o relacionamento como cliente não param aí. Clientela que confia em um negócio costuma estar com os ouvidos muito mais abertos e atentos às suas mensagens.

Isso significa que ela vai querer receber seu e-mail marketing, participar da sua promoção ou usar seu cupom de desconto, que vai procurar o seu negócio na hora de resolver suas questões… Além disso, o cliente fidelizado e bem atendido vai ouvir as sugestões da sua equipe de vendas sobre produtos, marcas ou itens adicionais.

Isso significa, na prática, que seu negócio fica com maiores chances de vender mais, bem como de aumentar o ticket médio das vendas efetuadas.

O cliente como parceiro

E além de todos esses benefícios, ao promover um bom relacionamento com o cliente, a sua empresa poderá contar com ele como um parceiro do seu negócio. Ou seja: você pode tornar sua clientela um instrumento poderoso de marketing, promovendo a indicação do seu negócio.

Por isso, invista no relacionamento com o cliente! Os muitos resultados vão te surpreender!

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