Aprenda a criar um bom plano de ação de marketing

Antes de falar sobre como é desenvolvido um bom plano de marketing, é preciso esclarecer o que é um plano de marketing. Para responder a essa questão, é necessário pensar em tudo aquilo que funciona como estrutura, para construir um bom plano de ação de marketing.

Assim, é no planejamento das ações que a empresa irá pensar em ações que visem objetivos como aumento no número de vendas de um produto, conquista de clientes, fidelização, entre outros — e o plano de marketing consiste nesse conjunto de estratégias adotadas com o intuito de se alcançar objetivos com maior eficiência. Para saber como criar o seu de forma bem-sucedida, acompanhe o post de hoje!

Planejamento

Um planejamento adequado começa com a definição de metas e objetivos a serem alcançados. A partir de então, é possível elaborar um plano de marketing eficiente.

Para tanto, defina seu nicho de atuação, conhecendo amplamente os fatores internos e externos que influenciam seu segmento. Dessa forma, sua empresa se coloca diante do mercado de maneira segura. É importante analisar o mercado de modo a estar apto a identificar tendências e adaptar-se a suas constantes mudanças.

Procure também traçar o perfil de seu consumidor. Isso é fundamental para que suas ações sejam compatíveis com o interesse dele, favorecendo uma comunicação pertinente — algo que será um diferencial para o sucesso de seu negócio.

Avalie suas competências e analise os cenários. Para isso, você pode adotar a chamada Análise SWOT, que oferece um parâmetro para avaliar as forças e fraquezas do seu produto a partir da análise do ambiente interno. Da mesma forma, com esse recurso é possível detectar oportunidades e ameaças, a partir da análise de macro e microambiente.

Implementação

Com o planejamento bem elaborado, é hora de implementar sua estratégia. Estabeleça as atividades específicas que serão colocadas em prática na sua campanha — elas devem ter um prazo de execução por ordem de prioridade e com custos calculados, além de serem executadas por profissionais qualificados.

Estratégia

Um plano de marketing eficiente deve contemplar aspectos estratégicos e táticos. Os estratégicos dizem respeito à análise da situação e oportunidades do mercado; já os táticos referem-se a ações operacionais a serem executadas.

Em comunicação, usamos os chamados 4Ps: produto, preço, praça e promoção. Procure analisar detalhadamente cada componente desse mix para gerar eficiência em sua campanha.

Para cada ação relacionada às estratégias dos 4Ps, elabore um plano de ação que responda às seguintes perguntas: O que deve ser feito para executar a estratégia? Quando deve ser feito? Quem deve fazer? Quanto custará?

Assim, trabalhe com indicadores de desempenho que devem ser determinados antes da execução do plano de marketing e mensurados ao longo do processo. Isso será vital para acompanhar o andamento do processo.

Cada plano de ação de marketing terá suas peculiaridades e necessidades próprias. Mas, qualquer que seja seu objetivo, nossas dicas ajudarão você a criar um plano eficiente. Possui outras dúvidas ou sugestões sobre o assunto? Como você enxerga o planejamento de marketing da sua empresa? Deixe seu comentário e conte pra gente!