Como aumentar o tráfego orgânico do seu site com marketing digital?

Destacar-se da concorrência, fazendo com que as pessoas encontrem o seu produto ou serviço em uma busca orgânica, é um desafio enfrentado pela maioria dos negócios que investe em estratégias online.

Essa tarefa complica ainda mais quando se trata de uma empresa que não pode contar com grandes investimentos em busca paga. Para te ajudar nessa importante missão, separamos aqui algumas dicas valiosas para aumentar o tráfego orgânico.

Quer conhecer alguns dos grandes segredos do Marketing Digital? Então confira o post de hoje!

Qual é a diferença entre busca orgânica e busca paga?

A busca orgânica é a preferida dos usuários. Os sites listados na primeira página dos resultados de busca são os que estão bem posicionados e que os motores de busca consideram mais relevante para o termo buscado. Aparecer nos primeiros resultados passa credibilidade e autoridade ao usuário, além de aumentar o tráfego do site.

A busca paga é um modo mais rápido de aparecer no topo dos resultados de busca, mas você precisa pagar para que os usuários cheguem até o seu site. É uma ótima opção para campanhas pontuais, que ficarão no ar por um curto período de tempo.

Se você estiver procurando por resultados de médio a longo prazo e ações que não envolvam custos diretos, investir na busca orgânica é fundamental.

Por que investir no tráfego orgânico é importante?

Se a sua empresa está buscando construir uma base sólida de leads que cresça continuamente, com custos cada vez mais reduzidos, é importante investir em estratégias e práticas que aumentem o tráfego orgânico do site.

Aparecer no topo dos resultados de busca é essencial para atrair mais tráfego para o site, atingir mais pessoas e, consequentemente, aumentar as oportunidades de negócio.

Como aumentar o tráfego orgânico do seu site?

Existe uma série de práticas que você pode adotar para aumentar o tráfego orgânico do seu site. Veja algumas práticas que você pode implementar com facilidade:

Otimize o conteúdo para as suas personas e não para motores de busca

Em primeiro lugar, definir suas personas — ou seja, seus potenciais compradores — faz com que você saiba a quem você está dirigindo seu conteúdo.

Ao criar conteúdo de qualidade educativa e que interage com seus compradores ideais, naturalmente você vai melhorar o seu SEO. Isso significa aproveitar os temas preferidos de suas personas e as palavras-chave que eles mais usam em consultas de pesquisa.

Sozinha, a otimização para motores de busca é inútil; tudo o que você tem, nesse caso, são palavras-chave muitas vezes sem sentido algum.

Crie um blog e o atualize com frequência

Investir nas postagens em blogs próprios é talvez a maneira mais eficaz de aumentar o tráfego orgânico do seu site. Eles permitem que as pessoas conheçam seus produtos ou serviços de uma forma mais profunda do que o seu site permite.

O ideal é oferecer para a sua persona aquilo que ela quer, como, aconselhamentos, informações aprofundadas, guias, etc. Essa é uma ótima forma de fazer com que seu potencial cliente lhe enxergue como autoridade no assunto, adquira seus produtos e o recomende para outras pessoas.

Use palavras-chave de cauda longa

Não basta utilizar as palavras-chave mais populares simplesmente porque são as mais utilizadas em seu nicho de mercado. Em vez disso, escolha as palavras-chave mais específicas ao seu produto ou serviço.

Com o tempo, os motores de busca identificarão seu site ou blog como um destino para esse assunto em particular, o que elevará a sua posição no ranking de busca e ajudará os seus potenciais compradores a encontrá-lo.

Explore a linkagem interna

Uma vez que você construiu uma coleção considerável de conteúdo relevante, você pode linkar os textos e vídeos anteriores às palavras de contexto na hora de produzir conteúdos novos, direcionando os visitantes para outras informações que eles gostariam de obter.

Isso pode manter os visitantes no seu site ou blog por mais tempo, o que ajuda a impulsionar sua posição no ranking de busca.

Pronto! Agora você está por dentro das melhores práticas para aumentar o tráfego orgânico do seu site! Quer se aprofundar ainda mais nesse assunto para alavancar suas estratégias de marketing digital? Então veja como a pesquisa de palavras-chave pode ajudar você a ser facilmente encontrado no Google!