Como divulgar minha empresa no Facebook e gerar leads?

Criar uma fanpage no Facebook é o primeiro passo para divulgar sua empresa nas redes sociais. Se você ainda não fez isso, saiba que ter uma página ao invés de um perfil é fundamental para o seu negócio. Afinal, é a fanpage que torna a empresa localizável e conectada com os clientes em potencial.

Além disso, uma página profissional permite medir a audiência e ampliar o alcance do seu negócio como um todo. Mas para ter sucesso em suas estratégias de marketing, é preciso mais do que ter uma fanpage no Facebook: criar conteúdo e divulgar da forma correta também é fundamental.

Acha que esse esforço não vale a pena? Então é preciso repensar alguns hábitos! Acompanhe:

Por que divulgar a empresa no Facebook

O boca a boca sempre foi uma ótima maneira de aumentar as vendas, certo? Afinal, as chances de comprar um produto são muito maiores quando um amigo indica aquela loja ou diz que a mercadoria é boa.

Agora, pense: no século XXI, como se faz o boca a boca? Como você conta para as pessoas o que gosta, o que não gosta, o que comeu no almoço, o seu treino da academia? A resposta é simples: pelas redes sociais, é claro!

E não é só isso: o boca a boca tradicional atingia 30 ou talvez 40 pessoas. Era o pessoal que você encontrava no trabalho ou, quem sabe, no happy hour.

Hoje, para quantas pessoas você conta as novidades no Facebook? Centenas, ou até milhares de contatos! E, ainda, se os seus amigos compartilharem com os amigos deles, imagine o alcance de uma publicação! Em tempos de Facebook, o boca a boca se multiplicou e ganhou um efeito viral.

No entanto, apenas ter uma página no Facebook não garante a geração de Leads. Pensando em te dar uma força, listamos abaixo 7 formas de gerar leads utilizando a página da empresa no Facebook para impulsionar seus negócios.

Como gerar leads com o Facebook

1. Cause boa impressão

Em primeiro lugar, a página da empresa no Facebook deve ser de natureza profissional, utilizada somente para esse fim. Então, informações principais, como telefone, endereço completo e e-mail, não podem faltar!

O ideal é que o preenchimento dos dados da empresa seja feito da forma mais completa possível, para transmitir credibilidade para quem busca por um produto ou serviço.

Outro truque pode aumentar as visitas em sua fanpage: usar palavras-chave importantes para o seu negócio na descrição. Assim, quando alguém pesquisar algo no Google, adivinhe qual página pode aparecer lá? Isso mesmo, a sua!

Por se tratar de uma página profissional, a escolha da imagem também deve ser feita com todo o cuidado. Se ainda não tiver logomarca, escolha uma imagem em alta definição e que represente bem o seu negócio.

E capriche na apresentação da página! Afinal, é ela quem vai recepcionar os seus clientes em potencial.

2. Recheie com bom conteúdo

Você já sabe que as pessoas não chegam ao Google ou ao Facebook procurando diretamente pela sua empresa, certo? Elas procuram informações que respondam aos seus desejos.

Além disso, as chances de conseguir divulgação com curtidas e compartilhamentos do seu público são mínimas se você postar uma foto de um produto ou um banner promocional.

Portanto, coloque-se no lugar dos clientes: o que eles gostariam de ver na sua fanpage? Conteúdo sobre um tema específico relacionado ao seu negócio? Entretenimento? Que tipo de postagem eles compartilham com seus amigos?

Tome um tempinho para analisar isso. Entre nos perfis e veja que estilo de publicação eles curtem e compartilham. Se for para postar um banner, que ele seja engraçado ou instigante. Tente virais positivos, dicas, novidades, curiosidades etc.

E também vale a pena dar uma espiadinha na concorrência! Assim, você detecta qual é o conteúdo que eles querem ver e o que já tem resultado com seu público.

Então, o próximo passo é preparar material rico para suas publicações. Tudo deve ser pensado para oferecer conteúdo destinado especificamente para o seu público de interesse. Portanto, um conhecimento prévio do perfil desse público é essencial para atingir clientes.

E não se esqueça de movimentar a página com novas postagens frequentemente, pois uma página desatualizada afasta qualquer público.

3. Atraia visitantes para o seu site ou blog

Já tem um blog? Então direcione suas publicações do Facebook, publicando apenas alguns parágrafos sobre o assunto e finalizando com o link para o artigo completo. Assim, você oferece uma degustação a respeito do assunto e direciona tráfego para o seu site.

Ofereça também informações e notícias sobre a sua área de atuação. Mas sempre com os devidos créditos quando o teor não for de sua autoria.

Se no Facebook você capta o interesse, no blog é preciso entregar o que prometeu. Então, nada de fazer um título chamativo para as redes sociais e apresentar um post vazio, que decepciona quem seguiu seu link.

O segredo é produzir conteúdo relevante e interessante, que ajude o leitor a solucionar seus problemas ou conquistar seus objetivos. E, para isso, um bom planejamento pode ajudar. Não fique atrás dos concorrentes e antecipe as oportunidades.

Pense em um cronograma mensal, que inclui datas comemorativas e as formas como o seu negócio se relaciona com elas. Mas que também divulgue conteúdos interessantes em períodos regulares.

Mas sem exagerar! Lembre-se: você não precisa de milhares de visitantes, mas de leads. E, para atraí-los, produza conteúdo sobre temas que despertam o interesse do seu público alvo!

4. Convide seus contatos

Agora que já tem conteúdo relevante para oferecer, é hora de convidar todos os seus contatos para curtir a página da empresa no Facebook.

Isso proporciona a oportunidade de os contatos dos seus contatos visualizarem o que eles curtiram, funcionando como estímulo para entrarem na sua página. E essa é uma das formas de ampliar o alcance de visualização do seu produto ou serviço.

5. Interaja com o público

Pense em ações criativas e interessantes, que façam as pessoas divulgarem o seu conteúdo porque o acharam imperdível.

Uma boa quantidade de pessoas que curtem, compartilham e comentam garante melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Por isso, incentive a participação! E algumas formas de fazer isso é por meio de:

  • concursos culturais: o fã não precisa comprar nada; basta realizar uma tarefa, e o melhor ganha o brinde. Esse tipo de ação rende uma ótima divulgação;
  • conteúdo exclusivo: nesse caso, só quem curtiu a página pode acessar determinados conteúdos — dicas especiais, download de materiais interessantes ou cupons de desconto.

Assim, ao longo do tempo, o tráfego orgânico do seu site aumentará e se tornará mais qualificado, reduzindo as taxas de rejeição e aumentando a quantidade de páginas visualizadas por visita e o tempo que a pessoa fica no site.

6. Utilize o Facebook ADS

De fato, contar apenas com a audiência dos seus contatos não é a melhor alternativa. Por mais que os amigos queiram te ajudar e que você seja muito bem relacionado, esse tipo de “ajuda” tende a gotejar com o tempo.

Por meio dos anúncios no Facebook, você alcança muito mais pessoas, consegue segmentar o público de interesse e ainda controla o valor investido. Afinal, a criação dos anúncios é feita por você!

Basta seguir os passos apresentados pela ferramenta e escolher as opções que melhor se ajustam ao formato do anúncio que pretende veicular.

Outra opção é impulsionar as publicações que estão apresentando bom desempenho. Trata-se de uma forma isolada de promover conteúdo. Nesse formato, uma publicação específica é impulsionada — e não todo o seu negócio, como nos anúncios.

Também é possível promover o negócio localmente. Nesse caso, o anúncio da sua empresa aparece para as pessoas que estão no entorno. O que é excelente para serviços de entrega de comida, por exemplo.

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