O YouTube é uma plataforma que possui um potencial para a geração de novos negócios que ainda é subutilizado pelas empresas e profissionais de marketing. Uma das maiores dúvidas e dificuldades que existem para implementar definitivamente essa estratégia é como gerar leads a partir das visualizações dos vídeos postados na plataforma.

Vamos mostrar neste post algumas dicas e estratégias para que você possa converter essas visualizações em novos leads.

O YouTube prioriza o conteúdo

No início de 2014, o YouTube fez uma alteração no algoritmo que faz as sugestões de vídeos a serem vistos pelo usuário com base no tempo em que os vídeos são assistidos, e não em quais vídeos recebem mais cliques assim que lançados.

Com essa modificação significativa, a plataforma tornou a disputa pelas visualizações mais competitiva para canais menores e iniciantes. Enquanto anteriormente grandes canais eram favorecidos pelo alto volume de conteúdo produzido, hoje o que importa é a qualidade do conteúdo.

vídeo precisa prender a atenção do usuário — deve ser assistido até o final. Ou seja, a competição agora é por conteúdo, não por quantidade. Resumindo isso, se você publica no YouTube conteúdos de qualidade regularmente, que sejam do interesse do seu público-alvo, você vai receber cada vez mais tráfego, já que o algoritmo vai privilegiar vídeos assistidos até o final.

Mas como gerar leads a partir das visualizações?

Se você não está familiarizado com o termo “Anotação”, ele é descrito pelo YouTube como: “textos clicáveis em sobreposição aos vídeos no YouTube. As anotações são utilizadas para aumentar o engajamento, dar mais informações e auxiliar na navegação”.

São as anotações que tornam o marketing no YouTube tão efetivo. Com as anotações clicáveis, você pode pedir a sua audiência para realizar diversas ações que vão auxiliar no crescimento do seu canal e do seu negócio.

Algumas boas anotações podem ser:

  • Clique aqui para receber um desconto.
  • Clique aqui para se inscrever no canal e receba de graça o conteúdo X.
  • Curta ou comente nesse vídeo e nos conte quais vídeos nossos você quer assistir no futuro.

Para fazer uma anotação em seu vídeo, simplesmente visite a página depois de ter feito o upload e clique no botão “Anotação”, logo abaixo do vídeo.

Faça um Call to Action

Ao final de cada vídeo, é bom realizar um call to action, instruindo o espectador a tomar alguma ação que você queira. Esses CTAs verbais são muito importantes para o crescimento do canal e na conversão de visualizações em leads.

Uma boa opção é combinar o CTA verbal com uma anotação. Você pode, por exemplo, deixar uma anotação linkando para uma landing page de determinado produto e, ao final do vídeo, pedir para que o espectador clique nessa anotação.

O conteúdo tem mais vida útil no YouTube

Produzir um bom vídeo dá um pouco mais de trabalho do que outras estratégias de marketing de conteúdo, contudo, o tráfego orgânico no YouTube, diferentemente de outras plataformas como Facebook e Twitter, dura por meses e até anos.

Ao longo do tempo, quanto mais pessoas assistirem aos vídeos, maior a probabilidade de ele ser assistido por outras pessoas. A curva de crescimento de visualizações cresce mais ao longo do tempo.

Gostou das dicas sobre como gerar leads por meio das visualizações no YouTube? Antes de colocar essa estratégia em prática, que tal compartilhar esse post no Facebook?