Como visitantes do meu site e redes sociais se tornam leads? | A rota do Lead 1/4

O seu site recebe centenas de visitantes e você não sabe quem são?

Provavelmente você tem sido cobrado para gerar mais leads / Qualificar mais leads / Vender para os leads?

Pensando nisso criamos essa trilha de conhecimento para que você se aprofunde um pouco mais no tema e, principalmente, consiga vender para esses visitantes do seu site!!

Tudo começa com uma “isca” e o conteúdo é a isca! Falaremos aqui em como escolher o melhor conteúdo e de que forma ofertá-lo para que os visitantes de seu site e redes sociais se tornem leads para serem trabalhados por sua equipe de vendas.

Qual é o conteúdo que vai atrair visitantes para o meu site? Qual oferta devo fazer para captar leads no meu site?

Para responder a essas perguntas precisamos dar um passo atrás:

Quem seria um bom lead para você? Ou, mais tecnicamente, qual a Persona que queremos abordar?

Para criar sua persona, você precisa definir/descobri o seguinte:

• Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)

• Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?

• Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoalmente quanto profissionalmente)?

• Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?

• Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?

• Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?

• Como podemos ajudá-la?

Dica: Esse processo fica bem legal se você utilizar a ferramenta “O fantástico gerador de Personas” que tem em nossa biblioteca.

Com base nessa definição, vamos criar conteúdos e materiais para resolver os desafios e obstáculos percebidos. Bem mais fácil, não?

Agora vamos às iscas para a sua persona!

Existem várias formas de “pescar” os seus leads, aqui damos alguns exemplos:

 

Ebooks

Um ebook é uma ótima oferta para sua persona se aprofundar em algum tema de interesse.

Você compartilha metodologias, conteúdo técnico sobre algo que sua empresa domina e produz um conteúdo irresistível!

Veja alguns exemplos de eBooks em nossa biblioteca.

 

Webinars

Acabei de assistir a um webinar muito interessante sobre vendas!

Veja que eu mesma fui pega pela “isca” e essa é a parte bacana: isca aqui não é algo pejorativo, pelo contrário, é você dar ao seu cliente algo que ele deseja e depois, vender a solução para o problema percebido, algo que realmente vai trazer resultados para a empresa ou vida dele!

Você consegue explicar um conteúdo usando audio e vídeo, consegue mostrar a sua cara e ainda interagir com os participantes, respondendo diretamente suas dúvidas.

Usando apenas um computador e um microfone, pode apresentar o tema para diversas pessoas simultaneamente e ainda gravar sua aula para continuar multiplicando esse investimento, que aliás, é bem baixo.

 

Kits

Se você já tem bastante conteúdo sobre determinado tema – o que já pode ser calculado antes de começar a criá-los!

Você pode compilar ebooks de temas relacionados ou juntar um webinar com um ebook e uma planilha.

A oferta fica ainda mais atrativa, mesmo usando materiais que você já possuía individualmente em  seu site.

 

Artigos técnicos / Pesquisas / Estudos

Caso seu produto seja inovador, ou muito técnico – para biólogos, engenheiros, administradores ou outra área com abordagem mais acadêmica, artigos técnicos são muito atrativos!

Você pode utilizar o conteúdo criado por você ou sua equipe, salvá-lo em pdf e pronto! Mais uma oferta interessante para “pescar” leads.

 

Templates e planilhas

Uma planilha de cronograma de projeto, de controle de fluxo de caixa, um template de proposta comercial (estamos preparando uma para você, aguarde!).

Você deve ter alguns modelos que usa em seus processos internos… será que não seriam úteis para seu potencial cliente?

Você está dando dica sobre um assunto e oferece um arquivo de fácil aplicação, que tornará a vida de sua persona mais fácil… pronto! Lead gerado.

 

Mais

Quiz – sabe aqueles testes de revista? Será que consegue formatar um que identifique um perfil ou um problema de seu cliente? Pense a respeito.

Avaliação/ Diagnóstico gratuito.

Você pode fazer uma breve reunião com seu prospect e oferecer em troca um diagnóstico ou reunião.

É uma forma bastante interessante de um primeiro contato já com entrega de resultados.

Aliás, nós temos uma dessas ofertas aqui: Faça um raio x de seu marketing digital com nossos consultores para saber por onde começar a otimizar os seus resultados.

 

IMPORTANTE

O local de conversao desses visitantes em leads são as famosas Landing Pages, elas precisam ser interessantes e bonitas para gerar segurança ao seu visitante para ele fornecer as informações que precisa para conhece-lo melhor. Saiba mais sobre Landing Pages nesse eBook de nossa parceira Resultados Digitais.

Você deve ter tido algumas ideias lendo essas dicas, existem muitas outras formas de atrair os seus peixes!

Compartilhe conosco algum conteúdo rico que tem funcionado para geração de leads no seu site!