Contratar agência de inbound ou produzir internamente: Saiba o que é melhor para sua empresa

O marketing de conteúdo e o inbound marketing já se provaram mais que uma tendência: eles fornecem resultados sólidos para o negócio e o ajudam a vender mais, encantar os clientes e fortalecer a sua marca. Mas na hora de começar uma estratégia deste tipo, surge aquela dúvida: contratar uma agência de inbound ou produzir internamente? Descubra agora o que é melhor para a sua empresa. Acompanhe!

O que a sua empresa precisa para produzir internamente?

Produzir conteúdo, gerenciar uma estratégia, otimizar e medir os resultados dão um trabalho e tanto. Se você deseja gerir a sua estratégia inbound internamente, é preciso começar por um bom time de marketing. Essa equipe será responsável por todo o desenvolvimento e acompanhamento da estratégia e emissão de relatórios.

Além disso, é preciso fornecer ao seu departamento as ferramentas necessárias para gerir a campanha: uma plataforma de automação de marketing, monitoramento e criação de conteúdo. Pois, elas são a base da sua estratégia de inbound marketing.

A produção de conteúdo interno é algo bem positivo. Como os profissionais estarão dentro da empresa, eles conhecerão bem o negócio e poderão criar conteúdo que passe mais propriedade.

E se eu contratar uma agência de inbound, o que acontece?

Dentro da agência você vai encontrar um time que já está maduro e treinado para aplicar a metodologia inbound no seu negócio. Querendo ou não, é algo com que eles atuam diariamente e já possuem a experiência adquirida através de outros parceiros já atendidos. As ferramentas lá também já estão rodando, ou seja, você não precisará contratar uma plataforma de automação ou e-mail marketing.

O gerenciamento da campanha e emissão de relatórios são automatizados e regulares (claro, isso também pode ser feito internamente!). Um ponto interessante é que a maioria das agências procura sentar com você e explicar cada ponto da campanha e como foi o desempenho das ações dentro dessa área, além de contextualizá-las com o objetivo geral.

Quais os pontos contras de produzir internamente?

Ter um time de marketing maduro é um processo contínuo. Com o tempo, os seus colaboradores ganharão experiência, aprenderão com os seus erros e aprimorarão as campanhas, ou seja, demorará algum tempo.

Também é preciso contar com uma agência de publicidade parceira, já que a publicidade é um ponto crucial para aumentar as vendas. Se você conseguir fazer isso internamente, excelente! Mas pense duas vezes se for tratar apenas de uma parte do todo.

E quais as desvantagens de contratar uma agência de inbound?

Em alguns casos (dependendo da agência) os custos de contratação podem ser um pouco elevados. Isso acontece já que as plataformas e serviços utilizados geram custos para a agência e eles podem ser um pouco altos.

Existe, também, um período de adaptação entre o fornecedor e o cliente, assim, pode ser que nos primeiros meses os resultados não saiam igual ao esperado. A criação de conteúdo precisa estar muito bem alinhada com a empresa, para que a linguagem e o texto estejam de acordo com o que a persona espera, além de transmitirem o conhecimento correto para o leitor.

Existem prós e contras em ambos os casos. Mas, na maioria das vezes, optar por uma agência de inbound é uma grande vantagem. Montar um time de marketing campeão é um trabalho para ser feito em longo prazo, mas que também pode valer o esforço após um tempo. Defina o que é o melhor para você e mãos a obra! Aproveite para deixar suas dúvidas e opiniões nos comentários.