Endomarketing: aprenda a montar um bom treinamento motivacional

O endomarketing é um conceito que se pauta pelas estratégias de marketing conhecidas, mas é utilizado fundamentalmente para a atuação sobre clientes internos: os colaboradores da empresa. As ações propostas dentro do endomarketing podem ser bem úteis na produção de treinamentos motivacionais, o que impactará na ambientação de todo um espaço de trabalho e, potencialmente, em todos os resultados de um negócio.

Uma das ferramentas do endomarketing é a realização de treinamentos e eventos motivacionais, que traz novo ânimo à equipe para maior comprometimento e atendimento dos resultados de negócios

Mas como realizar essa abordagem e quais os melhores meios a serem utilizados? O post responde essas perguntas de forma a lhe ajudar a construir boas ideias na hora de elaborar o treinamento. Vamos lá?

Planeje o foco do seu endomarketing

Antes de colocar as mãos na massa para convidar o público, definir locais e demais fatores, as bases do seu treinamento motivacional devem estar muito bem estabelecidas, de forma que você tenha como única preocupação no dia do treinamento, a interação com seu público alvo, respondendo perguntas, propondo as ações planejadas, enfim, colocar em prática tudo aquilo que foi pensado para o treinamento.

O ideal é criar todo um contexto a ser repassado para as pessoas, como, definir o público alvo, por exemplo. Isso lhe permitirá escolher a melhor linguagem, o melhor meio de atrair a atenção e, inclusive, a maneira mais eficaz de motivá-los. Caso não seja capacitado para tal ou tenha pouca experiência, o ideal é convocar uma empresa que já possui todo o know how necessário.

Atenção à comunicação interna

Para um treinamento motivacional bem sucedido, é necessário que os colaboradores recebam convites de uma forma que os deixem interessados e motivados a participar. Nunca permita que sintam-se obrigados por tratar-se de uma ação da empresa.

Para isso, é importante definir qual é o melhor meio de atração, e qual é a linguagem correta a ser utilizada. Trata-se de uma equipe que possui um maior contato com e-mails ou outras ferramentas digitais? A comunicação será feita por folhetos e cartazes? Os textos deverão ser formais ou descontraídos? Tudo isso vai depender do perfil  geral dos colaboradores da sua empresa.

Escolha o local e o modelo ideal

É comum em um ambiente corporativo que colaboradores tenham muitas restrições quanto às ações praticadas pela empresa, principalmente por terem que se deslocar de suas rotinas de trabalho,  e também pela percepção de eficácia desses eventos. Portanto, é importantíssimo que eles se sintam confortáveis e se sintam parte importante em um evento de endomarketing. Para isso, é necessário pensar em um local que comporte a todos com conforto e com pleno acesso, tanto visual quanto sonoro, ao palestrante ou ao grupo.

Outra questão pertinente à ação é de que maneira todas aquelas pessoas se sentirão mais incentivadas a interagir, e uma ótima forma é a utilização de crachás para que os colaboradores sejam prontamente reconhecidos pelo nome, favorecendo, assim, a comunicação e uma abordagem mais agradável para o receptor. Mas a identificação é apenas parte do contexto interativo, sendo fundamental o papel do palestrante nesse aspecto, que deverá desenvolver formas de fazer com que as pessoas envolvidas se comuniquem de maneira espontânea.

Aproveite o poder motivacional dos vídeos

Os vídeos, quando bem produzidos, têm a capacidade de trabalhar profundamente a concepção de mundo por parte do receptor, assim como seus sentimentos diante de diversas situações. Portanto, não deixe de utilizar produções audiovisuais em alguma parte de seu treinamento. O ideal para isso é que uma produtora de vídeos  fique incumbida de contar a sua história de maneira exclusiva e personificada, o que contribuirá ainda mais para o sucesso do evento. Aproveite e promova posteriormente um debate sobre o que foi passado ali.

Eternize o momento

Treinamentos motivacionais ficam na memória das pessoas por muito tempo, pois trata-se de um momento carregado de diversas emoções envolvidas. Portanto, nada mais justo do que tirar boas fotos desse momento especial para a empresa.

Gostou ou tem dúvidas sobre alguma das nossas dicas sobre essa ação de endomarketing? Não deixe de compartilhar sua opinião conosco nos comentários abaixo!