Endomarketing Digital: inove na maneira de interagir com os colaboradores!

Os primeiros clientes de uma empresa são seus próprios colaboradores. Se eles não se engajam ou não se entrosam entre eles, o produto final pode ser prejudicado e o cliente fica insatisfeito. E, para evitar que isso aconteça, existe o endomarketing, que serve para cativar seu funcionário a partir da interação.

Você sabia que o endomarketing digital pode ajudar a melhorar o diálogo e a interação entre colaboradores com as suas ferramentas de comunicação interna? Veja como, no post de hoje!

O Endomarketing e o endomarketing digital

A comunicação interna entre os membros de uma empresa é essencial. Se eles incorporam os elementos da cultura organizacional, não vão apenas executar sua função, mas vão também defender a marca.

Se o endomarketing funciona corretamente, o colaborador passa a se sentir parte de um todo que funciona diariamente de maneira coesa. Também se observa uma melhora no clima organizacional, porque é facilitada a relação entre gestores, diretores e funcionários. E relações internas fortalecidas favorecem o alcance de metas, porque se estabelece um espírito colaborativo. Para tudo isso, é necessária uma comunicação eficiente e dinâmica.

Já o endomarketing digital trabalha justamente nessas operações de comunicação a partir de soluções web. Ele atua dentro das diretrizes de comunicação interna (política de comunicação para os interesses da empresa) e das tecnologias de suporte (que são as ferramentas online de comunicação interna). É exatamente nessas tecnologias de suporte que vão ser desenvolvidas as estratégias.

Estratégias de endomarketing

As estratégias de endomarketing digital são diretivas para ações que visam cativar o colaborador. O melhor de tudo é que elas permitem aproveitar tanto a produtividade gerada pela boa comunicação quanto a rapidez das novas tecnologias. Vamos ver algumas estratégias que podem ajudar a melhorar esses dois aspectos:

Intranet

A versão privada da internet pode abrigar informações, eventos, rankings, espelho de ponto, novidades e até downloads. É possível acessar informações mesmo que a internet tenha caído.

Posts

Blogs corporativos são ótimas ferramentas de entrosamento para a sua equipe. São alimentados pelos próprios funcionários, que produzem conteúdos e deixam comentários, o que aumenta a interação e ajuda a motivá-los. Se não bastasse essa possibilidade de aprofundar os vínculos de seu corpo de funcionários, ainda é possível tornar públicas informações de interesse geral em apenas um clique.

Enquete

Uma enquete é uma ótima maneira de colher ideias interessantes para melhorar produtos, serviços e entender melhor a dinâmica do ambiente de trabalho, uma vez que faz o funcionário refletir diretamente sobre o assunto e dar sua opinião de maneira prática. Ele pode acabar apontando para aspectos negativos ou positivos que o gestor às vezes não conseguiu enxergar.

E-book

O e-book é uma maneira de conectar o time de marketing com o time de vendas. Esse material pode servir para fornecer descrições detalhadas sobre produtos e serviços, e também pode servir para explicar melhor os processos internos da empresa com as funções de cada equipe.

Redes sociais

Os sites de relacionamento são extremamente importantes para clientes externos, e também tem várias utilidades para a equipe. Eles economizam o preço de ligações telefônicas e também em tempo e na qualidade de resposta (possibilitam o uso de imagens, por exemplo).

Gostou das nossas dicas de ferramentas de endomarketing digital? Conte pra gente nos comentários se você usa ou já usou algum desses recursos!