Entenda o que é link building e como ele ajuda a otimizar o seu site!

Link building é o processo de aquisição de links de outros sites para o seu próprio por meio de hiperlinks — aqueles endereços pelos quais os usuários navegam através das páginas na internet. Para você ter uma ideia, a importância dos links é tanta, que os motores de busca usam justamente esses endereços para rastrear a web, avaliando as ligações entre as páginas e os demais sites.

Ficou interessado? Quer entender um pouco melhor o que é link building e como ele ajuda a otimizar o seu site? Ótimo! O artigo de hoje é para você.

O que é o link building na prática?

Links são muito importantes para que os motores de busca determinem a qualidade das páginas e o posicionamento das seções do site nos resultados orgânicos do Google. Então, sabemos que a quantidade de links de alta qualidade apontando para seu site pode aumentar significativamente suas chances de um bom rankeamento.

O que queremos dizer é que, com o link building, você pode melhorar a imagem que os mecanismos de busca e seus usuários têm das suas páginas. Mas como isso funciona na prática?

Imagine o seguinte link: http://www.acerolacomunicacao.com.br/afinal-o-e-mail-marketing-funciona/. Nem um pouco interessante lê-lo dessa maneira no corpo de um texto, certo? A maneira ideal de incluí-lo em um conteúdo é por meio de um termo específico, como “Afinal, o e-mail marketing funciona?”.

Viu? É muito importante fazer com que essas palavras que contêm o link sejam colocadas de forma espontânea no texto, aumentando assim a relevância e permitindo que a leitura se mantenha fluida.

Quais são os benefícios dessa prática?

Incluir links de maneira otimizada para os mecanismos de busca e amigável para seus leitores é essencial para uma boa estratégia de link building. Quer conhecer mais alguns benefícios dessa estratégia? Listamos alguns deles:

1. Criação de relacionamentos

O link building pode, muitas vezes, envolver divulgação para outros sites e blogs relevantes em seu setor. Esta divulgação, frequentemente, refere-se à promoção de algo que você acabou de criar, como um conteúdo ou um infográfico, por exemplo.

Um objetivo comum de divulgação é obter um link, mas há muito mais do que isso: essa prática pode ajudá-lo a construir relacionamentos de longo prazo com os principais influenciadores em sua indústria — e essas relações podem significar que seu negócio é autoridade no assunto.

2. Construção de marca

Um bom link building pode ajudar a construir a presença digital da sua marca — o branding da empresa — e estabelecê-la como uma autoridade no seu nicho. Por exemplo, ao criar um texto recheado de conteúdo, com base em dados da indústria, e publicá-lo, você tem a chance de tornar-se bem conhecido.

Quando você divulga e tenta obter links para o conteúdo, você está mostrando os seus conhecimentos e pedindo a outras pessoas para ajudar a espalhar esse material, aumentando o seu alcance e, consequentemente, a possibilidade de parcerias.

Como o link building ajuda a otimizar o seu site?

Ao dar mais visibilidade às suas páginas nos resultados de pesquisa, as estratégias de link building promovem uma maior visibilidade da sua marca e podem melhorar a sua autoridade na rede — isso se a qualidade dos links e das páginas de destino for alta também.

O Google, os demais buscadores e as demais referências em produção de conteúdo web afirmam: o usuário é rei e, por isso, é fundamental criar materiais que sejam relevantes para essas pessoas.

Assim, investir em práticas de link building — tanto incluindo links para a sua própria página ou para ambientes externos que agreguem valor ao leitor quanto sendo referenciado em outros conteúdos — é essencial para aumentar o tráfego qualificado das suas páginas.

Agora que você já entende um pouquinho melhor o que é o linking building, está na hora de você começar investir nessa estratégia, concorda? Então, compartilhe esse link também com sua equipe 😉