Gestão de empresas: como fazer a minha empresa crescer e lucrar mais?

Visão empreendedora, capacidade de inovação, busca pela perfeição e garra: essas são algumas características importantes para quem quer abrir um negócio no século XXI. Afinal, em um mercado que evolui constantemente, a gestão de empresas demanda esse dinamismo.

No dia a dia, porém, levar uma empresa a um patamar de excelência e crescimento exige conhecimentos e iniciativas que vão além dessas qualidades. Diante da concorrência, qual é o caminho para aumentar o lucro, firmar o nome no mercado e expandir o negócio? Confira no post de hoje:

Gestão de empresas pautada para o crescimento

Mais do que oferecer um serviço, as empresas precisam estar voltadas para alcançar o cliente. Afinal, de que adianta ter o melhor produto se não há consumidores para usufruir dele?

Se orientar as ações de sua empresa para essa ênfase em vendas e lucratividade é o seu objetivo, este post foi feito especialmente para você. Veja agora 3 atitudes fundamentais para crescer e lucrar mais:

1. Aumente o mix de produtos

Considere o seguinte: sua clientela consome seus produtos e serviços e confia em sua empresa. Logo, por que sair desesperadamente em busca de novos clientes, se ampliar o atendimento às necessidades dos que já foram conquistados pode ser uma forma mais segura de aumentaras vendas?

É importante fazer uma pesquisa dentro do próprio negócio e perguntar: o que mais a minha marca pode oferecer a esses meus clientes? O que eles buscam hoje em meus concorrentes e que eu poderia ofertar?

Comece pensando em produtos ou serviços que complementem o que os consumidores adquirem de você para, dessa forma, aumentar o ticket médio.

2. Diversifique os canais de vendas

Ampliar o atendimento à clientela atual não significa que você não possa investir na conquista de novos clientes. Para isso, uma boa opção é diversificar os canais de vendas, inclusive para alcançar novos mercados. Veja alguns exemplos:

  • Internet: sua empresa está presente na rede? Um bom site é uma excelente forma de alcançar tanto clientes próximos quanto os distantes.

  • Representação comercial: dependendo de seu ramo de atuação, esta pode ser uma saída para alcançar novos mercados. Treinar distribuidores e representantes pode expandir seu negócio de forma impressionante.

  • Revendas e parcerias: se o serviço ou produto oferecido por sua empresa permitir esse tipo de relação, tente descobrir as cidades que não possuem a oferta de um produto como o seu. Procure negócios correlatos que possam oferecê-lo a seus clientes, estabelecendo parcerias.

Cuide apenas para que, qualquer que seja o canal escolhido para a expansão, ela ocorra de forma organizada. Pontualidade nas entregas e qualidade do serviço são essenciais.

3. Crie estratégias de comunicação e marketing

Tornar sua empresa visível é ampliar as possibilidades de captar novos clientes. Consequentemente, alcançar um volume maior de vendas e faturamento torna-se mais simples.

Investir em estratégias de comunicação e marketing é uma ótima opção para atingir essa visibilidade. Atualmente, porém — e dependendo do ramo de atuação —, o marketing ganhou uma nova cara. Em vez de estratégias agressivas, apostar em um canal de comunicação com possíveis clientes  pode ser a melhor alternativa – trata-se do inbound marketing.  

As pessoas geralmente não procuram um produto ou serviço, e sim uma solução. Por isso, atualmente, mais importante que vender é ajudar o possível consumidor a identificar seus problemas e fornecer a ele os recursos para solucioná-los.

Para isso, um caminho é responder as questões que ele tem a respeito do assunto. Ao criar um canal de comunicação no qual essas questões são respondidas, sua empresa tem a oportunidade de se tornar uma referência na área. É como se você fosse o consultor de confiança do consumidor, a quem ele vai recorrer no momento de necessidade, gerando uma relação de consumo.

Há muitas outras maneiras de estabelecer uma gestão de empresas pautada no crescimento e na lucratividade. Porém, a prática dessas medidas simples já garante um grande diferencial nas vendas. Gostou do post? Então compartilhe em suas redes sociais!