Inbound marketing: o que fazer para melhorar as vendas?

O inbound marketing já é uma realidade para as empresas que investem em marketing digital. Se usado da forma correta, ele pode ajudar a alavancar o trabalho da sua equipe de vendas, melhorando, inclusive, os resultados deles para a empresa. Hoje nós vamos falar o que a sua empresa pode fazer para aumentar os resultados e melhorar as vendas com o inbound marketing.

Ao contrário do outbound marketing, aquele tradicional e invasivo, o inbound marketing é caracterizado pela educação dos clientes através dos canais de comunicação da empresa, com objetivo que ele permita a interação entre cliente e empresa. Isso acontece muitas vezes através de canais em redes sociais, blogs e e-mail marketing, especialmente porque o inbound se baseia na disponibilização de conteúdo que oferece ao usuário informações importantes, ao mesmo tempo em que o aproxima da empresa para uma futura conversão.

Ele é dividido em quatro fases — atração, conversão, venda e recomendação —, e para cada etapa existem estratégias específicas que você pode usar para aumentar seus números.

O aumento do ROI com inbound marketing

Para começarmos a falar sobre aumento de vendas com inbound é necessário destacar um primeiro ponto sobre esse tipo de estratégia de marketing: o aumento do ROI (retorno sobre investimento). Esse fator é, sem dúvida, um dos que mais estimula as empresas a investirem mais em inbound marketing. Se pensarmos em inbound x outbound, com o mesmo investimento é possível obter resultados maiores com inbound do que os observados no outbound.

Por isso, hoje nós listamos três estratégias que você pode adotar para aumentar suas vendas com inbound marketing.

1. Integração com a equipe de vendas

O primeiro ponto, e talvez o mais importante nessas estratégias para aumentar as vendas, é a integração dos times. Manter a equipe de inbound próxima e integrada à equipe de vendas é fundamental para a eficiência dessa estratégia.

Uma das vantagens do inbound é que ele ajuda a encontrar potenciais consumidores com interesse no seu produto ou serviço, com um grande potencial de compra. Com conteúdo relevante disponível, essas pessoas vão virar leads qualificados, que devem ser acessados pelos vendedores para prospecção. Se os vendedores tiverem acesso ao cadastro de leads eles poderão economizar tempo de trabalho, já que os contatos que eles vão fazer serão muito mais eficientes.

2. Conhecimento do público-alvo

Outra boa estratégia de investimento para vender mais com inbound marketing é saber o que fazer para conhecer o seu público. Quando você faz inbound, o usuário compartilha informações sobre si mesmo e seus hábitos com a sua empresa em troca de conteúdo relevante. Isso significa que você poderá entender mais sobre esse perfil de público e, quem sabe, até poderá desenhar uma persona. Isso significa que os vendedores poderão ser mais eficazes, já que eles vão conhecer melhor o possível cliente e saberão qual a melhor abordagem.

3. Investimento na fidelização

O inbound marketing é baseado na produção de conteúdo útil e relevante, de preferência que resolva um problema do usuário. Se faz sentido para quem ainda não é cliente, significa que os vendedores podem usar esse conteúdo como material para auxiliar no processo de vendas.

Existem diversas estratégias para ajudar a aumentar as vendas e, sem dúvida, se o foco é no marketing digital, o inbound marketing é uma das melhores!

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