Métricas do Facebook Insights: 5 números que não podem ser esquecidos!

Você tem o hábito de acompanhar os números obtidos pela sua página no Facebook? A atuação nas redes sociais é um dos aspectos mais importantes de uma estratégia de marketing moderna, mas só é possível alcançar os resultados desejados se houver um acompanhamento competente de dados de performance.

A quantidade de informação que possui o Facebook Insights, principal plataforma de métricas da rede social, pode ser intimidadora para muita gente. Afinal, como ter certeza de quais números são mais importantes? Dependendo dos indicadores observados, a sua estratégia pode mudar completamente.

Veja a seguir as 5 métricas do Facebook Insights que você não pode esquecer de analisar:

1. Alcance orgânico

Quanto mais gente vê um post, maiores as possibilidades de que mais público tenha contato com ele. O algoritmo do Facebook prioriza no feed de notícias aquelas publicações que geram mais reações positivas.

Portanto, as suas chances de visibilidade aumentam progressivamente com mais audiência. Observe o alcance orgânico de seus posts para ter certeza da real força deles sem a ajuda de impulsionamento.

2. Taxa de engajamento

Considerada uma das principais métricas do Facebook Insights, o engajamento resume o quão bem recebido o seu conteúdo é para os seus seguidores. Quanto mais reações positivas, melhor.

Essa taxa considera comentários, curtidas e compartilhamentos e pode ser vista na lista de posts da sua página. Ali, também é possível ordenar a lista pelo conteúdo com melhor taxa de engajamento, o que ajuda na hora de rever as suas estratégias.

3. Taxa de cliques

Nem só de curtidas, compartilhamentos e comentários vivem os posts nessa rede social. Entre as métricas do Facebook Insights que merecem análise está a taxa de cliques.

Essa métrica mostra quantas pessoas se interessam verdadeiramente pelo seu conteúdo a ponto de clicar no seu link, ampliar suas fotos, dar play nos seus vídeos, entre outros. O seu objetivo deve ser sempre o de inspirar uma ação no seu público, e esse indicador ajuda a quantificar tal foco.

4. Performance de concorrentes

Além de oferecer métricas inteligentes com relação às suas próprias páginas, o Facebook Insights também permite que você observe a atuação de sua concorrência a partir da própria plataforma.

Isso é possível na seção de páginas observadas: você insere os concorrentes desejados, e o sistema se encarrega de exibir de forma fácil os principais indicadores daquelas páginas. Assim, você pode comparar os seus números com os deles.

5. Reações negativas

Analisar as métricas do Facebook Insights não se limita apenas a observar números positivos. As reações negativas ao seu conteúdo também precisam ser levadas em consideração, já que podem ser determinantes para afastar você do sucesso.

Observe quais posts motivam descurtidas ou são ocultados pelo seu público e tente estabelecer um padrão ou detectar tendências. A partir daí, ajuste a sua estratégia adequadamente.

O Facebook Insights é uma ferramenta bastante poderosa e está disponível para todas as páginas criadas na rede social. Portanto, não abra mão de utilizá-lo para refinar o seu planejamento e realizar ações cada vez mais inteligentes nesse ambiente.

Deu para ver como a internet é um recurso de vendas bastante eficiente, não é? Conheça a nossa ideia de um marketing digital voltado a resultados!