Nutrição de leads: o que é, como funciona e por que é importante?

Como a sua empresa atrai potenciais consumidores? Após o primeiro contato, o que ela faz para fortalecer o relacionamento e convencê-los a fechar negócio?

A atração e conversão de potenciais consumidores em consumidores de fato é uma área tão importante do marketing que ganhou um conceito próprio: nutrição de leads.

Neste artigo, você vai entender a importância dessa estratégia e aprender a traçar o melhor caminho para a nutrição de leads no seu negócio. Acompanhe!

O que são leads?

Imagine o marketing como um jardim, e os leads como as plantas cultivadas nele. Elas precisam ser plantadas, nutridas e colhidas na hora certa para gerarem frutos, certo?

Em termos simples, leads são pessoas ou empresas que podem se tornar seus clientes. Trata-se de oportunidades que precisam ser nutridas até que decidam pela compra, mas tudo a seu tempo. Os leads mais próximos dessa decisão de compra são chamados leads qualificados.

Nutrição de leads

O caminho traçado para realizar uma compra exige planejamento, dedicação e paciência, mas é bastante recompensador. Felizmente, com o surgimento e desenvolvimento das técnicas do marketing digital, esse trabalho ficou mais simples. Antes, se a sua empresa distribuísse panfletos, ela até poderia gerar interesse, mas como manter o relacionamento com quem pegou o material?

Com o marketing digital, é possível não apenas gerar campanhas de captação de leads, mas também de nutrição, que nada mais é do que o estreitamento dessa relação por meio do envio de e-mails com frequência e conteúdos planejados.

A ideia é informar e amadurecer o lead, oferecendo informações adequadas a cada estágio da decisão de compra — desde o reconhecimento do problema até o conhecimento dos produtos e serviços e a decisão de comprar.

As vantagens são várias: além de não desperdiçar o contato e interesse inicial, sua empresa constrói um relacionamento forte com o cliente e aumenta as chances de uma compra. Além disso, esse trabalho para garantir que os interessados fechem negócio de fato também é mais barato do que investir em novas campanhas de atração, que podem nem passar do primeiro contato.

Como nutrir seus leads

1. Planejamento

Comece traçando os objetivos da campanha: pergunte-se que produtos ou serviços você deseja vender e quem é seu público-alvo (ou buyer persona).

2. Atração

Agora, é preciso atrair seus leads. Lembre-se de que eles estão nas primeiras etapas do processo de compra — identificar o problema e buscar informação sobre o assunto.

A atração pode ser feita oferecendo algum material em troca de um contato. Você pode, por exemplo, escrever blog posts tirando dúvidas relacionadas ao setor em que o seu negócio atua, ou criar um vídeo sobre um assunto de interesse e pedir o e-mail no cadastro para receber as informações.

3. Relacionamento

Após a captação de leads, tem início a nutrição. Planeje o tipo de conteúdo e oferta a serem enviados em cada etapa seguinte da compra — avaliação das soluções e a decisão de compra.

Na avaliação, você pode enviar informações sobre produtos relacionados aos interesses do lead e, na compra, você pode enviar sugestões de orçamento, por exemplo.

4. E-mails

Depois de definidos o calendário e os conteúdos, é hora de montar as mensagens e planejar seu envio. O ideal é ter um sistema de gerenciamento que permita organizar os contatos e agendar os disparos, ou ainda contratar uma agência especializada.

Acompanhe de perto as campanhas e suas métricas para se certificar que elas tenham um bom retorno ou identificar problemas que precisem ser resolvidos. Procure mandar e-mails em intervalos de, pelo menos, 2 a 3 dias.

Colha os resultados

A nutrição de leads é uma das formas mais eficazes de garantir que sua empresa não perca as oportunidades que estão batendo à sua porta. De forma conveniente, você pode oferecer aos seus futuros clientes informações e guiá-los pelo processo de compra de maneira prática. Assim, empresa e clientes saem ganhando com um relacionamento que já começa de forma estratégica!

E você, está pronto para começar? Quer ficar por dentro de mais dicas para aprimorar suas estratégias? Curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as novidades que compartilhamos!