Orçamento de Marketing: 5 formas de otimizar o valor da sua estratégia

A forma de lidar com o orçamento de marketing está diretamente relacionada à seriedade com que a empresa lida com essa área. Especialmente em épocas de gestão de crise, não são poucos os empreendedores que tratam os investimentos em marketing como dispensáveis, chegando ao ponto de cortar inteiramente as verbas destinadas à divulgação.

No entanto, o marketing é uma das ações que mais promovem as vendas de produtos e serviços, e uma das grandes soluções para aumentar os ganhos de um negócio é otimizar suas estratégias nesse sentido.

Listamos aqui algumas dicas para que o marketing seja mais um setor de investimentos com excelentes retornos no seu negócio. Acompanhe!

1. Explore ao máximo os meios de divulgação

Você quer fazer cada centavo do seu investimento valer a pena, certo? Para isso, é necessário medir e registrar todos os canais de divulgação que mais têm dado resultado.

Mas cuidado: é preciso ficar atento para não gastar toda a verba apenas com os meios que geram maiores volumes de venda. É preciso dar uma atenção especial aos canais que proporcionam os maiores tickets médios — ou seja, os valores mais elevados por item vendido.

Para ter eficiência nesse sentido, você deve usar indicadores e métricas de marketing. Todas as campanhas precisam ter índices bem definidos e monitorados constantemente! Portanto, lance mão de ferramentas que cumprem essa função e que são adequadas aos seus meios de divulgação.

2. Trate o orçamento de marketing como um processo contínuo

O retorno sobre o investimento em marketing é algo bastante dinâmico. Dessa forma, medições constantes devem ser realizadas para que você possa verificar quando é o momento de investir menos em um meio e passar a dar mais atenção para outro que tem demonstrado mais potencial.

3. Saiba aproveitar ações aparentemente menos rentáveis

Não é porque uma campanha de vídeo, e-mail marketing, anúncios pagos no Facebook ou no Adwords tem trazido menos resultados que você simplesmente irá abandoná-la. Mas o que fazer? A resposta está nos testes.

Quando o retorno sobre o investimento em determinado tipo de campanha cai, é hora de focar onde existe um melhor resultado. Mas, ao mesmo tempo, é o momento para verificar horários de publicação multivariados, testes A/B com formatos de cores, fontes, etc.

Isso pode ser feito até que os resultados melhorem e deve ser realizado com todos os tipos de campanhas que apresentarem baixas em seus resultados, ou que poderiam trazer um melhor retorno.

4. Repense a respeito do seu comprador em potencial

Para a alocação dos recursos do orçamento de marketing, algo que sempre deve ser pensado é se a persona — ou seja, o público-alvo para quem as campanhas e as áreas de atuação estão voltadas — é a ideal.

Lembre-se: de nada adianta atingir milhões de pessoas esperando que apenas 100 delas entrem em contato com você, sendo que você poderia fazer isso com menor esforço — e menos gastos — e melhor alcance. Isso é possível a partir de uma persona mais bem elaborada.

5. Promova a integração entre os setores do seu negócio

Essa dica vale principalmente para a força de vendas e para o próprio departamento de marketing. Um orçamento otimizado também diz respeito ao alinhamento de ideias entre todos os envolvidos, a fim de que ruídos sejam evitados ou estratégias fiquem perdidas no meio do caminho.

Agora que você entendeu um pouco mais como ter um orçamento de marketing eficiente, que tal conferir algumas dicas práticas para fazer o seu negócio crescer? Entenda agora como otimizar os processos e a performance da sua empresa!