Passo a passo para implementar uma estratégia de inbound

É preciso saber como fazer com que o seu público-alvo eleja a sua marca entre tantas outras tantas existentes no mercado. E uma das formas mais eficazes de se fazer isso, é através da implementação de uma estratégia de inbound marketing.

Portanto, criamos uma postagem com um passo a passo contendo as principais etapas que você deve levar em consideração na hora de colocar o seu plano para funcionar. Vamos conhecê-las?

Traçar os objetivos

O primeiro de tudo é saber aonde se quer chegar a partir da sua estratégia de inbound. E mais do que apenas definir objetivos, é preciso entender o mercado e a realidade da sua empresa, para que assim você possa traçar metas factíveis dentro do período de tempo estabelecido e a partir do valor do seu investimento.

Identificar as personas

O passo seguinte consiste em identificar o seu público-alvo dentre as milhares de pessoas possíveis de serem atingidas. Não hesite em realizar uma pesquisa para entender, a fundo, quais os perfis e como eles se comportam.

Definir os canais de distribuição

Sabendo quem são as personas a serem atingidas pela sua estratégia de inbound, fica muito mais fácil decidir os canais. Quais as redes sociais de maior impacto, como será o blog, o site, o e-mail marketing, são apenas algumas das perguntas que você deve se fazer. Aqui vale lembrar que o importante, é criar uma rede de canais para poder garantir maiores chances de o público encontrar a sua marca.

Fazer um planejamento da sua estratégia de inbound

Com as informações colhidas nos três passos anteriores, chega o momento de montar o seu plano de inbound marketing. É preciso definir o cronograma, quais as ações que serão realizadas, como será a implementação do SEO, quais serão as atividades de mídia social. Enfim, todo o universo que te permitirá atingir os objetivos que foram estabelecidos.

O planejamento das ações é um passo fundamental, não apenas como documento inicial de um projeto, que será engavetado, mas como um material que vai fazer parte das rotinas de acompanhamento da sua estratégia de inbound marketing.

Estabelecer as etapas do funil de vendas

Este é considerado por muito profissionais e empresas como o passo mais importante de qualquer plano de inbound marketing. Afinal, uma empresa tem como meta primordial, realizar vendas. E as etapas deste funil de vendas variam de acordo com as personas, área de atuação, objetivos da estratégia de inbound e tamanho da empresa.

É preciso ter muita atenção aos conteúdos produzidos, para que eles atendam às pessoas nas mais diversas situações. A fim de garantir, que elas confiem na marca o suficiente para poder fechar negócio.

Enfim, estes são os principais passos para quem deseja implementar, com sucesso, uma estratégia de inbound marketing. Vale lembrar que este é um investimento poderoso, garantindo ótimos resultados para quem está pronto para trabalhar de forma constante.

Ficou com alguma dúvida a respeito do inbound marketing? Ou tem alguma experiência na implementação deste plano na sua empresa? Não deixe de dividir conosco suas dúvidas e vivências, usando a área de comentários do post.