Pesquisa de palavras-chave: saiba como ser encontrado mais facilmente no Google!

Para que um blog ou site tenha um bom posicionamento nos motores de busca, principalmente no Google, é preciso realizar uma pesquisa de palavras-chave eficiente, descobrindo quais são os termos mais buscados e que vão aprimorar a sua visibilidade no ambiente virtual.

Aparecer na primeira página de resultados é muito importante em uma estratégia de marketing. Hoje, existem diversas ferramentas de palavras-chave que podem te ajudar (e muito) nessa tarefa. Confira!

Palavras-chave no planejamento de marketing

Realizar um planejamento estratégico de marketing é essencial para atrair o público-alvo certo de um negócio, resolver os problemas desse clientes e, é claro, se destacar em relação à concorrência.

As palavras-chave têm um papel fundamental nesse contexto: elas compõem a estratégia de otimização de sites de SEO (Search Engine Optimization), fundamental para garantir o tráfego orgânico para qualquer site. Por isso, descobrir quais são os termos mais adequados para o seu negócio irá potencializar consideravelmente os seus resultados em marketing de conteúdo.

Ferramentas de palavras-chave

Há muitas ferramentas de palavras-chave disponíveis na Internet que possibilitam a consulta, gratuita ou não, dos melhores termos relativos a determinado tema de conteúdo.

Confira abaixo 5 bons exemplos para você utilizar:

Google AdWords

Uma das ferramentas mais utilizadas pelos usuários é o Google AdWords. Além de ser gratuita, ela fornece sugestões diferentes para a busca das palavras-chave. A grande vantagem de usar o AdWords é que você consegue encontrar informações sobre o volume de busca de determinadas palavras, permitindo que você escolha com quais deve trabalhar.

É muito interessante usar também, como complemento, o Google Trends. Essa extensão fornece dados valiosos sobre quais serão as próximas tendências, permitindo que você compare períodos para avaliar se determinado termo “pegou” ou não.

O Google Trends também gratuito e pode ser segmentado conforme sua localização geográfica.

Ubersuggest

Você já deve ter usado o autocomplete do Google, não é mesmo? O Ubersuggest parte da mesma premissa, mas faz isso de forma automática: basta digitar a palavra-chave para encontrar diversas sugestões e temas sobre o assunto. Com isso, você terá ainda mais ideias para o conteúdo a ser criado. Uma vantagem? O Ubersuggest também é gratuito!

SEMRush

Outra ferramenta gratuita, o SEMRush é muito eficiente na hora de decidir quais palavras-chave serão utilizadas por você. A grande sacada do SEMRush é que, além de encontrar as palavras, ele descobre quais são os seus principais concorrentes ao mostrar os sites de melhor posicionamento.

Com essa ferramenta também é possível pesquisar sobre o seu próprio site, conseguindo informações sobre em quais páginas as palavras-chave não foram bem utilizadas e quais precisam ser melhor otimizadas.

Keyword Eye

Essa ferramenta possui planos diferentes: o usuário pode decidir por uma assinatura gratuita, de modo a conseguir fazer 20 buscas diárias em até 25 sites do Google, o que fornece informações importantes para o seu posicionamento. Com o Keyword Eye, você também descobre a competição pelas palavras-chave — ou seja, se muitas pessoas estão utilizando ou não aquele termo.

Keyword Revealer

Parecida com o Keyword Eye, mas mais otimizada, a Keyword Revealer permite que você visualize quais são as palavras-chave mais rentáveis, que darão lucro e retorno, ajudando a vender mais. Isto é vantajoso para os sites que estão começando agora e querem conquistar o público por meio de um tráfego orgânico, por exemplo.

E você, já conhecia alguma dessas ferramentas de palavras-chave? Já usou alguma no seu negócio? Conte sua experiência pra gente nos comentários!