Criar um blog empresarial é um dos pontos mais importantes dentro de uma estratégia de inbound marketing. Se falarmos em uma estratégia de marketing digital mais ampla, essa lógica faz ainda mais sentido, já que um blog é uma das melhores estratégias para aumentar o tráfego e melhorar as vendas.

Blogs corporativos são importantes para as empresas construírem e melhorarem seu relacionamento com consumidores e potenciais clientes. Eles também são importantes para geração de leads e para aumentar a conversão do time de vendas. Por esses motivos, neste post vamos te mostrar em mais detalhes por que você deve criar um blog e como ele pode ser bom para sua empresa.

Bons motivos para você criar um blog para sua empresa

Antes da internet, o marketing tinha um formato onde as marcas e empresas falavam e os consumidores só ouviam, eram passivos. No mercado digital esse panorama mudou: os usuários estão mais ativos nessa relação com as empresas, buscando as informações sobre produtos e serviços ativamente nos canais digitais. Nesse momento é que sua empresa precisa estar presente e ser encontrada com seu blog.

Se os usuários vão atrás da informação e dão permissão para sua empresa manter contato com eles, significa que eles estão em busca de conteúdo. Muitas vezes essas pessoas que se relacionam com sua empresa pouco conhecem sobre seu produto ou serviço, e muitas vezes elas estão curiosas para conhecer mais sobre seu mercado.

Se este usuário novo chegar até seu negócio lendo um post de blog e você tentar vender a ele, com certeza a conversão não será muito alta. Isso porque, muitas vezes, os potenciais clientes chegam até posts de blog no momento em que ainda estão pesquisando sobre o produto ou serviço, e não estão prontos para a compra.

É por esse motivo que criar um blog corporativo serve para educar o público-alvo e mostrar para os potenciais clientes como funciona o mercado, quais os diferenciais da sua empresa, de que forma seu produto/serviço pode ajudar o usuário a resolver um problema. Este é o ponto-chave, inclusive para gerar conteúdo: resolver um problema do leitor/usuário.

Veja agora 3 bons motivos para criar um blog:

Tornar-se uma autoridade

Falando sobre resolver problema do usuário, compartilhar conteúdo útil é uma das principais formas de aproximar um potencial cliente da empresa. A consequência disso é que a empresa se torna uma autoridade no segmento. Quanto mais o conteúdo for útil e ajudar o usuário, mais ele confiará na sua empresa e ela se tornará uma autoridade sobre o tema.

Rankear bem nos sites de busca

Com um blog corporativo que tenha um planejamento de palavras-chave e SEO, a encontrabilidade do site da sua empresa será muito maior. Com o tempo isso vira um ciclo: quanto mais você produz, mais seu site indexa, e mais usuários entram nele. Quanto mais pessoas entram no site, mais relevante ele se torna, e mais no topo da página do Google ele vai aparecer.

Qualificar mais seus leads

Conteúdo útil e relevante, além de ajudar o site a ter mais tráfego, ajuda também a qualificar melhor os leads gerados. Isso significa que a equipe de vendas vai saber que deve entrar em contato apenas com os leads que estão mais interessados e mais próximos do estágio de compra. Redução de custo e maior eficiência do time de vendedores.

A partir de agora você já tem bons motivos para criar um blog para sua empresa. Sem dúvida alguma a qualidade dos seus leads vai melhorar, e a conversão da equipe de vendas será igualmente maior.

Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui no post!