Prepare-se para crescer: pesquise o segmento do cliente

O marketing está presente em todas as campanhas de publicidade. Suas ações são condicionadas e guiadas conforme o planejamento do time de marketing e o objetivo da empresa. Apoiados pelos 8 Ps, as estratégias de Inbound Marketing podem ser eficazes.

No post de hoje, falaremos sobre o primeiro P, que significa Pesquisa. Ainda não sabe a importância dessa prática? Acompanhe o post de hoje e descubra!

A importância da pesquisa no marketing digital

Pensemos em um exemplo: para ter uma árvore em seu jardim, o que você precisa fazer? Bem, o primeiro passo certamente é plantá-la, certo?

Analogamente, o mesmo acontece como marketing. No que diz respeito ao segmento do cliente, o primeiro P é para Pesquisa, e é por meio dela que você será capaz de plantar a sua árvore em seu nicho. Essa etapa é fundamental, e não é à toa que se tornou o primeiro P dos conceitos da publicidade.

Quando se quer atrair e cativar o público-alvo, é preciso fazer uma pesquisa de campo, de mercado e até de perfil para conhecer as necessidades dos consumidores. Afinal, como oferecer o que os clientes estão procurando se você não sabe do que eles precisam? Como se manter competitivo se você não sabe o que a concorrência está fazendo?

A pesquisa é o primeiro passo para qualquer planejamento: é a partir dela que você será capaz de dimensionar suas metas e expectativas. Além de servir como base para conhecer o público, ela também te ajuda a entender em qual mídia social sua marca deve estar, quais palavras-chave precisam ser utilizadas, quais são os prós e contras de cada nicho do mercado e muito mais.

Entretanto, o que mais chama a atenção nesse P se relaciona ao segmento do cliente. Não entendeu? A gente explica:

Por que pesquisar o segmento do cliente

Hoje, é comum que a maioria das campanhas de marketing se concentrem no ambiente digital, principalmente devido à agilidade das informações e da presença constante do público nas mídias digitais. O que não falta, portanto, é pesquisa — inclusive por parte dos próprios clientes.

Por isso, é fundamental realizar a pesquisa do segmento do cliente, direcionando as suas estratégias para que o público se engaje com a marca. A grande vantagem da pesquisa no marketing é que a trilha que o consumidor faz no mundo virtual pode ser medida, caracterizando o seu perfil, seu comportamento, seus gostos e desejos.

Aliás, é aí que entra a necessidade de segmentar o seu público, escolher seu nicho e direcionar suas ações para clientes em potencial — dessa forma, a sua comunicação será mais direta e personalizada. Logo, quanto mais informações você descobrir sobre a sua audiência, melhor para o seu negócio!

Como a pesquisa pode ser feita

Há diversas formas de conduzir uma pesquisa de marketing, seja por meio de relatórios, análise de métricas e até pesquisas de mercado, como entrevistas e questionários. Independentemente do meio escolhido, existe uma regra que se aplica a todos: a tecnologia deve ser utilizada ao seu favor.

O Google AdWords, por exemplo, é uma ferramenta online gratuita que permite definir/encontrar palavras-chave para o seu conteúdo e posts nas mídias sociais.

Quando se escolhe as palavras-chave corretas, há maior engajamento, procura e, consequentemente, o posicionamento do seu site nos motores de busca melhora. Para que essa estratégia funcione, porém, o conteúdo do seu site deve ser informativo e útil, atraindo e atendendo às necessidades do usuário/leitor.

Outro exemplo de ferramenta é o Google Analytics, que também é gratuita. O Google Analytics serve para dimensionar seus resultados por meio de métricas, sejam de conversão ou retorno de investimento. Dependendo de como você configura a ferramenta, é possível saber se as suas ações de marketing estão levando a resultados positivos.

Como você viu, a pesquisa é uma parte essencial de todo o planejamento e de toda campanha de marketing, independentemente do tamanho da sua empresa ou do setor em que você atua. Por isso, nunca deixe de pesquisar o segmento do cliente!

Quer continuar investindo no crescimento do seu negócio? Então assine nossa newsletter e receba todos os nossos artigos em primeira mão!