Prepare-se para crescer: planeje sua estratégia de marketing

Muito se engana quem pensa que o marketing é apenas um apoio ao trabalho do setor de vendas. Na verdade, o marketing é um viés estratégico para qualquer negócio, pois auxilia diretamente no crescimento da participação na empresa do mercado.

Isso tudo só vai funcionar se esse trabalho for bem pensado. Executar o planejamento de marketing é como plantar uma árvore frutífera e acompanhar o seu desenvolvimento para depois se aproveitar de seus frutos. O que fazer em cada uma dessas etapas? Você fica sabendo em nosso post de hoje. Confira!

Conheça e prepare o terreno

Como comparamos metaforicamente o planejamento de marketing com o plantio de uma árvore frutífera, a escolha e o preparo do melhor lugar para que essa árvore cresça de forma saudável seria a parte de conhecer a fundo o mercado que deseja atuar.

Conhecer o mercado é conhecer quais seriam seus concorrentes, seu público-alvo, onde se obtêm as melhores respostas de divulgação e diversos outros aspectos que poderão fazer com que as suas campanhas já iniciem no rumo certo.

Aprenda a trabalhar com suas sementes

Quem deseja plantar uma árvore frutífera precisa saber qual é o melhor tipo de terra a ser utilizada, se aquela planta necessita de sol e vários outros detalhes. Em posse dessas informações, é hora de colocar a mão na massa.

O mesmo ocorre no planejamento de marketing.  Estar bem informado sobre as melhores maneiras de disseminar suas informações é importantíssimo. Por exemplo: a divulgação do seu produto funciona melhor no Facebook ou no e-mail marketing? Quais são os melhores horários para postagens e envios?

As pesquisas são excelentes fontes de informação para a obtenção de dados valiosíssimos para planejar o marketing do seu negócio e partir para a prática de uma forma mais segura.

Cabe ressaltar que o planejamento de marketing não deve seguir uma espécie de receita de bolo. O que vai lhe diferenciar dos concorrentes é o quão criativo você consegue ser na hora de divulgar nos locais certos. Portanto, nada de ser quadrado nessa hora.

Cuide de sua árvore com dedicação e organização

Você sabe onde estão seus melhores meios de divulgação, é criativo e conhece bem seu mercado. O que falta? Trabalhar de forma organizada para que tudo isso dê certo!

Faça um cronograma com agendas de atuação e os esforços necessários para executar cada etapa. Caso se esqueça da sua árvore ou trate dela com faltas ou excessos, ela pode até vir a morrer.

Acompanhe o desenvolvimento de perto

O planejamento de marketing pode ser comparado ao plantio de uma árvore frutífera, mas não a qualquer árvore. É aquela que você deseja que cresça de forma sadia e dê frutos de forma rápida.

Para isso, é necessário realizar medições e comparações de métodos de forma constante e lançando mão das ferramentas apropriadas. Uma boa opção é utilizar o Google Analytics ou outra das centenas de opções disponíveis por aí.

Podem ser feitos também testes A/B, multivariados, entre outros. Mas isso é assunto para outro post.

Colha seus frutos

Tendo feito todas as etapas do planejamento de marketing, é hora de colher os frutos do seu trabalho. É claro que muitos desses frutos estarão inadequados para o consumo, ou seja, serão clientes em potencial que “deram errado” no meio do processo.

Cabe a você aproveitar os dados obtidos na análise das métricas e comparações para saber quais foram os erros e continuar em um processo de melhoria constante. Assim, sua próxima colheita vai ser bem farta!

Aprenda ainda mais sobre o assunto em nosso post sobre como divulgar sua empresa no Facebook e gerar leads.