Saiba o que é endomarketing e como implantá-lo na empresa

O endomarketing é uma espécie de integração entre o marketing e a administração. O seu prefixo “endo” significa: para dentro; o que acaba causando certa confusão quando associado diretamente à comunicação interna.

Para ficar bem claro, saiba que apesar de o público ser o mesmo e ambos os processos se complementarem, se trata de dois conceitos diferentes. Descubra a seguir o que é endomarketing e como implantá-lo na sua empresa!

Descubra as diferenças entre o que é endomarketing e o que é comunicação interna

A comunicação interna lida com informação e estímulo ao diálogo, enquanto o endomarketing incentiva a colaboração e integração entre todos os envolvidos na empresa. Para o endomarketing, o funcionário é visto como um cliente. Quando o funcionário reconhece a importância do seu local de trabalho, ele é capaz de identificar seu próprio valor inserido na imagem da empresa.

Com a implementação do endomarketing, a sua empresa pode gerar benefícios, tais como: maior motivação, retenção de talentos, agilidade, comunicação eficaz, menos custos trabalhistas, lealdade, otimização da produção e aumento nas vendas.

Toda organização de sucesso, seja ela grande, média ou pequena, deve saber o que é endomarketing e como usá-lo da melhor forma possível. Por isso, separamos alguns pontos que explicam como implementar esta ferramenta tão disseminada no meio corporativo.

Conheça a sua equipe

Os funcionários precisam ser vistos como um novo tipo de público-alvo. Faça uma pesquisa de satisfação, tente entender um pouco mais sobre a vida e os valores das pessoas que estão distribuídas em todos os níveis da organização. Procure saber se todos estão alinhados com a missão e a visão da empresa.

Saiba o que os funcionários gostariam que mudasse ou melhorasse, sem se esquecer de valorizar aquilo que já está bom e é visto como relevante por todos. Lembre-se de envolver o setor de RH em todo o processo.

Teste os meios de comunicação

Não existe uma resposta imbatível. Você precisa testar e encontrar o meio que melhor atende as necessidades da sua equipe. Pode ser um mural, um grupo fechado em redes sociais, um local específico na intranet, um jornal interno e etc. Alterne entre um meio ou outro e encontre o ideal. Isso não significa que você precisa se limitar a apenas um.

O mural pode ser usado para informações mais importantes, que ficarão expostas por um período mais longo. No meio digital talvez seja melhor a exposição de avisos de última hora ou textos mais extensos e explicativos.

Fortaleça o espírito de equipe

Uma vez estabelecido o canal de comunicação, faça uma campanha criativa e bem-humorada. Exiba, por exemplo, os aniversariantes do mês, os funcionários mais produtivos, as metas e objetivos da empresa, as datas comemorativas, entre outros. Sempre entregue informações claras e concisas. Quando o receptor não entende uma mensagem, a culpa é sempre do emissor.

Agora que você já sabe o que é endomarketing e entende as vantagens de utilizá-lo, traga os seus funcionários e colaboradores para mais perto da empresa e crie um ambiente onde todos possam ganhar. Com esforços simultâneos, coesão e trabalho em equipe, a organização estabelece uma sinergia que é percebida por toda a sociedade.

Inspire mais pessoas espalhando esta ideia! Compartilhe este artigo nas suas redes sociais 🙂