SEO para vídeos: a importância dos vídeos para os mecanismos de busca

A forma como o SEO deve ser realizado mudou dramaticamente nos últimos anos. Hoje, o vídeo é um componente vital de qualquer estratégia de SEO. Antigamente, otimizar o conteúdo de uma página e conseguir quantos links de referência fossem possíveis eram os dois grandes focos de qualquer um que quisesse estar bem ranqueado nas ferramentas de busca para as palavras-chave desejadas.

Isso não é mais o suficiente, deve se dar uma grande relevância na estratégia de SEO para vídeos. Vamos mostrar a seguir alguns motivos pelos quais você deve adotar essa estratégia.

SEO para vídeos: o YouTube deve ser seu aliado

O Google certamente é a ferramenta de busca mais utilizada no mundo. Contudo, quando pensamos em qual está em segundo lugar o posicionamento não é assim tão claro. Seria o Bing? O Yahoo? Esses podem ser bons palpites, mas o que pouca gente sabe é que o segundo lugar é de longe ocupado pelo YouTube. Confira algumas das estatísticas da própria plataforma de vídeos:

  • Mais de 1 bilhão de acessos por mês.
  • Mais de 6 bilhões de horas de vídeos são vistas por mês no YouTube, isso é quase 1 hora para cada pessoa no mundo.

Para fins de SEO, o YouTube é propriedade do Google. Naturalmente, os vídeos na plataforma são ranqueados e mostrados nas buscas do Google, demonstrando a importância de uma estratégia de SEO para vídeos.

Conteúdo dos vídeos no YouTube é transcrito e processado pelo Google

O YouTube automaticamente transcreve o que é falado em seus vídeos. Quando você otimiza o roteiro do vídeo assim como otimiza o conteúdo de um blog post ou uma landing page, ajustando o conteúdo e as palavras-chave, você dá uma grande ajuda para a estratégia de SEO.

Vídeos aumentam as taxas de conversão

Disponibilizar vídeos nas páginas de seu site pode aumentar significativamente as taxas de conversão, já que um vídeo estabelece confiança com o usuário mais do que qualquer outro tipo de conteúdo. A maioria dos profissionais de marketing sabem que testemunhos de clientes podem ter um grande impacto na decisão de compra de outros clientes. Quando esse testemunho é feito em vídeo, a estratégia se torna ainda mais eficiente.

Ao aumentar as taxas de conversão de uma página, é natural que haja uma melhora no SEO, o algoritmo do Google leva essa informação em consideração, assim como o tempo que o usuário permanece na página, uma baixa taxa de bounce, entre outros.

Conteúdo em vídeo funciona melhor em redes sociais

De acordo com estatística do próprio Facebook, vídeos possuem 72% mais de impacto para a marca do que qualquer outro tipo de conteúdo compartilhado na rede. As redes sociais são uma excelente ferramenta para se direcionar tráfego para seu site. Uma presença consolidada nas redes sociais, com tráfego direcionado consistente e conteúdos relevantes para o usuário resulta em melhora do SEO. Os vídeos são muito importantes nesse contexto e pesam no resultado dessa estratégia.

Gostou das dicas e está convencido da importância da estratégia de SEO para vídeos? Deixe nos comentários qual o primeiro vídeo que você pretende fazer para alavancar os resultados de sua estratégia de SEO!