O setor de tecnologia é extremamente dinâmico e constantemente surgem novidades capazes de otimizar processos nos negócios. Softwares são inseridos a cada dia na rotina das empresas como serviço, fazendo com que esta seja uma realidade crescente no mundo corporativo – no qual cada vez mais as empresas oferecem inovação a outras empresas.

Nesta corrida, as empresas de tecnologia e inovação encontram um grande desafio: mostrar ao mercado o valor de seus produtos e garantir que seus leads efetivamente entendam em que estas soluções podem contribuir. Se seu cliente não entende seu produto realmente você está com um problema.

Para resolvê-lo, um bom planejamento estratégico e de comunicação pode ajudar. E, para facilitar a tarefa, elencamos algumas dicas:

1. Pense em Inbound Marketing

Se ainda não compreende definitivamente a diferença entre Outbound e Inbound Marketing, vamos torná-la simples: Outbound define estratégias nas quais a empresa corre atrás dos clientes, sendo que ela se encarrega de “buscá-los” (chamando a atenção por propaganda, pela TV, rádio, por exemplo) como nos métodos mais antigos e tradicionais, enquanto no Inbound Marketing se cria uma estratégia de fazer com que seus leads sejam atraídos até você, ou seja, eles encontram sua empresa (e aí entra a internet, e as ações em conteúdo, quer seja blogs, materiais ricos como ebooks, vídeos, entre outros). Isto não significa exatamente que ações de Outbound não funcionem, mas deve haver uma integração e potencialização de esforços no meio digital, buscando impactar os clientes onde eles estão na maioria: a internet. Grande parte das empresas procura hoje se informar neste meio. Muitas empresas fazem negócios B2B e repassam indicações a outras empresas. Essa informação é compartilhada inclusive em cases de sucesso divulgados na web. Por isso, esteja lá com todas as respostas quando eles procurarem pelas palavras-chave de seu negócio.

2. Eduque o mercado para o seu produto

Você precisa fazer com que o mercado conheça seu produto, ou melhor, que conheça a utilidade e a importância de seu produto. Para isto, invista pesado em informação.

Se por um lado a inovação vem para facilitar o trabalho das empresas, por outro muitas ainda precisam abrir espaço para uma nova mentalidade, para a gestão de mudanças em seu ambiente, abrindo os olhos para novas tecnologias

A única forma de conseguir este objetivo é educando seu mercado, não apenas lançando seu produto, mas fazendo um planejamento que procure respeitar as etapas de um funil de vendas: primeiro atrair, chamando a atenção para a existência de um problema, depois qualificar, de modo que reconheçam a necessidade de solucioná-lo e ao fim converter, ao mostrar que sua empresa tem a o que precisam. Este passo-a-passo é importante para garantir que sua estratégia de comunicação e marketing dê resultado.

3. Treine sua equipe

Tão importante quanto isto é também engajar seus colaboradores com os objetivos do negócio. Eles devem estar devidamente instruídos a respeito do funcionamento de suas soluções para poder repassar estas percepções. Faça com que sua equipe crie aproximação e identificação com seu público-alvo, podendo tornar-se referência de informação para eles.

Se empenhe para que a equipe domine o máximo de informações possível sobre os produtos, que antecipe resposta das principais dúvidas e objeções e que consiga ter autoridade no assunto, para mostrar inclusive senso de urgência em seus potenciais clientes indicando-lhes de forma realista e prática como determinada solução inovadora pode lhe ajudar no dia-a-dia.

Treine sua equipe para fazer com que o cliente perceba o valor de sua solução, valendo-se também de demonstrações, testes e exemplos para despertar confiança e encantar os clientes.

4. Invista em um modelo de comunicação mais claro

Existem diversas maneiras de melhorar a comunicação para que seus clientes entendam seu produto, mas para todas elas um planejamento adequado é essencial e a ajuda de uma agência especializada pode fazer grande diferença.

Se for investir em mídias sociais, por exemplo, aposte em títulos que foquem no porquê de o cliente precisar de determinada solução, no porquê de investir, como isso aumenta resultados, como reduz esforços e traz melhoria na competitividade. Dê uma olhada em toda a estrutura de sua empresa e veja se é necessário rever algumas medidas, procurando qualificar seus leads sempre antes de entregar para o setor de vendas (acordo de níveis – SLA) de modo que os clientes já cheguem mais esclarecidos e pré-dispostos a fechar um contrato.

Para dar apoio às suas estratégias de Inbound Marketing, atraia clientes por meio de interação no meio online, de onde você pode extrair informações importantes sobre eles (landing pages conduzem a materiais que se disponham a ajudar as empresas com pura informação, mas requerem dados em troca). Isto ajuda a formar uma boa base de contatos para envio de e-mails marketing ou retorno por telefonemas. Faça do conteúdo do blog de sua empresa verdadeiro SAC que já elucide boa parte das dúvidas dos clientes, inclusive dos que eventualmente já aderirem a uma solução, mas estão encontrando alguma dificuldade na operação. Isto tudo ajuda os leads a entenderem mais facilmente seus produtos e a sua empresa a reduzir consideravelmente os custos com aquisição de clientes.

E você? Sabe se seus clientes entendem o seu produto? Está com alguma dificuldade ou sente que precisa otimizar sua comunicação com eles? Compartilhe conosco nos comentários!