Vídeo: 6 vantagens desse recurso audiovisual para sua empresa

Desde a revolução da TV nós sabemos o quão importante é o vídeo para vários setores, principalmente para o marketing. Com a popularização da internet e de conexões mais velozes, o consumo de material, recurso audiovisual chega a rivalizar com a audiência dos canais mais tradicionais de televisão.

Isso representa uma excelente oportunidade para as empresas que, através do vídeo, podem impactar um público interessado na sua mensagem e maximizar o seu potencial de vendas. Além disso, não é um formato que requer um grande orçamento para se trabalhar: usando recursos visuais simples e linguagem direta, dá para produzir tudo sem precisar de grandes estúdios e equipes.

Veja a seguir seis vantagens do uso do vídeo para sua empresa!

1. Recurso audiovisual chama a atenção

Mais do que texto, imagens e até GIFs, o conteúdo audiovisual é capaz de chamar a atenção de boa parte do público. Segundo apontam múltiplas tendências e pesquisas de mercado, as pessoas ficam mais propensas a clicar em um vídeo do que em qualquer outro tipo de conteúdo, já que é uma forma mais fácil de ter acesso à informação.

2. Novos canais de relacionamento

Sites e redes sociais responsáveis por hospedar vídeos oferecem um grande potencial de alcance para a sua mensagem, se bem utilizados. Ao disponibilizar o seu vídeo no YouTube, por exemplo, você conta com um canal permanente de comunicação com seu público pelos comentários, além de obter mais uma forma de ser encontrado no ambiente digital.

3. Impulso no SEO

Para a maioria dos negócios, é muito vantajoso contar com mais oportunidades para figurar entre os resultados do Google e demais sites de buscas. Vídeos são indexados normalmente pelos mecanismos de pesquisas, obtendo lugar no ranking usando o mesmo conceito usado pelas páginas da web. Se você possui um vídeo na internet, pode conquistar a atenção do seu público a partir da posição que ele ocupar no Google.

4. Vídeos explicam melhor

Uma das principais vantagens do vídeo é a facilidade de explicar processos complicados. Conceitos abstratos demais para se detalhar em textos podem ficar muito mais fáceis de entender através de vídeos. Apostar no audiovisual é o ideal para indústrias que têm esse problema com frequência, pois se comunicar de maneira mais eficiente ajudará a conquistar e reter a audiência.

5. Produção descomplicada

Geralmente as pessoas costumam associar a produção de vídeo com algo trabalhoso, que requer múltiplos equipamentos e profissionais envolvidos. No entanto, isso não é uma regra para todos os casos. O orçamento pode ser diminuído ao trabalhar com aqueles que envolvam recursos visuais, motion graphics, texto e imagens, os chamados vídeos de mesa. Para determinadas iniciativas, é a solução ideal.

6. Foco na reutilização

Além de custar pouco, uma produção de vídeo não termina a partir do momento em que é lançada na web. A durabilidade dela vai depender da sua estratégia, mas é bem maior do que um conteúdo convencional, como textos e imagens. Você pode reutilizar seus vídeos em páginas da internet ou nas redes sociais conforme achar vantajoso e enquanto eles forem apropriados.

Agora você já sabe das principais vantagens do vídeo para a sua marca. Um dos formatos mais utilizados é a videoaula, que utiliza o meio audiovisual para transmitir conhecimento. Veja no blog 4 dicas para trabalhar com videoaula!