Vídeo: o futuro do marketing digital

O marketing digital vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Isso é óbvio, dada a quantidade de redes sociais disponíveis e o acesso à internet crescendo no país. A população tem abandonado a boa e velha TV aberta pela internet.

Por este motivo, as empresas têm investido pesado no marketing digital, pois, além da atingir um público enorme, a possibilidade de criar campanhas criativas e ter uma interação com os consumidores é maior do que uma mídia uma tradicional.

Uma ferramenta excelente nesta modalidade é o vídeo para marketing digital. Além de prendem a atenção do consumidor, os vídeos geram mais comentários e compartilhamentos do que um texto.

Canais como YouTube têm crescido cada vez mais. A rede tem vários vloggers que fazem tanto sucesso em seus vídeos que chegam a ganhar a vida com isso. Um exemplo é o canal Porta dos Fundos que tem mais de 11 milhões de inscritos em seu canal e possui vídeos com visualizações que ultrapassam 3 milhões.

As diferentes maneiras de utilizar o vídeo para marketing digital

As possibilidades são muitas e a forma de criar os vídeos dependerá da criatividade do departamento de marketing.

Tutoriais, apresentação de produtos, vídeos testemunhais são ótimas ferramentas para sua empresa utilizar nas campanhas de inbound marketing.

Os benefícios do uso de vídeos no marketing digital

Baixo custo

Os custos de produção de vídeos para internet são mais baixos se comparados com uma propaganda na TV aberta, já que a empresa só terá custos com a produção do vídeo. A divulgação poderá ser feita no blog da empresa ou pode ser criado um canal no YouTube.

Maior engajamento nas redes sociais

Vídeos com conteúdos interessantes podem gerar um maior número de compartilhamentos e comentários que um texto. O conteúdo audiovisual tem uma aceitação maior, principalmente entre o público jovem, que prefere vídeos à leitura.

Sabemos que o brasileiro não é apto à leitura, isso é uma triste realidade. Além disso, vídeos são capazes de impactar o consumidor de tal forma que ele nem percebe o tempo que gastou assistindo-o.

Melhor apresentação de seu produto ou serviço

Um vídeo com apresentação de seu produto ou serviço tem mais impacto do que um longo texto.

Uma empresa de cosméticos pode criar vídeos tutorias sobre maquiagem, dar dicas de como utilizar determinados produtos e também informar às clientes sobre como a maquiagem pode durar mais tempo.

Adaptação em diversas plataformas

A criação de vídeos permite que os usuários assistam seu conteúdo onde estiverem através de seus smartphones.

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o número de smartphones em uso no Brasil deve chegar a 168 milhões. As pessoas não desgrudam do aparelho e os jovens já utilizam o smartphone com mais frequência do que notebooks e tablets. Então, bora lá criar um vídeo para essa galera jovem e antenada?

Melhor otimização para sites de busca

Sabendo utilizar as palavras-chaves corretas casadas com um conteúdo de qualidade, seu vídeo poderá aparecer nas primeiras páginas do Google, sem a necessidade de investimento em links patrocinados.

Mas não adianta você criar vídeos e postá-los. É necessário que você se destaque na multidão e não deixe que seu conteúdo se perca no YouTube e seja esquecido. Os vídeos para marketing digital devem ser criados para darem destaque e notoriedade à sua empresa.

E você, caro leitor, concorda que vídeos são o futuro do marketing digital? Compartilhe sua opinião conosco através dos comentários!