Vídeos institucionais: entenda a importância para sua empresa

Nos últimos anos, a tecnologia evoluiu muito e a velocidade das conexões de internet também. Com isso, o conteúdo consumido na internet voltou-se muito para o formato audiovisual.

Esse comportamento se justifica pelas várias emoções que um vídeo é capaz de proporcionar, sendo a mídia que mais se assemelha à realidade. Sua capacidade de passar mensagens de forma rápida e efetiva fez com que diversas pessoas jurídicas de pequeno e médio portes começassem a utilizá-la.

Os objetivos são diversos: construir boa imagem, potencializar reconhecimento de marca, aumentar vendas, explicar o funcionamento do negócio…

Neste post, você vai compreender melhor a importância dos vídeos institucionais e perceber porque sua empresa deve produzi-los.

Aumentam o valor de marca para o cliente

Essa mídia é mais do que um meio de divulgar sua companhia. Ela funciona como uma maneira de formar admiradores da marca ao mostrar valores, missão, visão, tradição, posicionamento no mercado e demais virtudes. Tais características são capazes de fazer com que o público valorize a marca.

A construção de confiança influencia em muito na decisão de compra do cliente em potencial. O formato potencializa o ganho de receita agregando valor moral ao negócio.

Audiovisual retém mais atenção do que o textual

Tanto consumidores quanto fornecedores preferem assistir a um clipe empresarial do que buscar informações sobre o empreendimento em uma leitura.

Assim, é muito mais fácil passar os valores e crenças da corporação para parceiros, colaboradores e clientes. Através de vídeos institucionais, o objetivo é alcançado de forma atrativa e envolvente.

Destacam uma organização das demais

Todos os dias as pessoas veem centenas de anúncios de empresas brigando pela atenção delas. Portanto, é preciso se destacar da multidão.

Além de a ferramenta ter a preferência do público, pequenas e médias companhias ainda usufruem pouco desse poderoso recurso. O audiovisual faz sua marca se diferenciar das outras.

Fazem marketing de relacionamento

As ações realizadas visando criar e manter vínculo positivo com o público fazem o marketing de relacionamento.

Elas estabelecem uma relação de fidelidade e admiração dos clientes para com os empreendimentos. Além de se tornarem apreciadores e consumidores de produtos ou serviços, passam a ser seguidores da marca.

O formato têm esse poder devido ao apelo imagético e à aproximação com o espectador criada na voz, que conversa com quem assiste.

Ilustram o negócio de forma clara

O modelo de negócios de uma companhia nem sempre é fácil de ser entendido. Hoje, com tanta diversidade de prestadoras oferecendo soluções para as mais variadas necessidades, pode ser difícil compreender no que e como uma organização atua de fato.

Para explicar processos complexos, não há melhor ferramenta do que as produções audiovisuais. Os sons e imagens tornam tudo muito mais simples de ser alcançado. Além disso, essa mídia é a única capaz de dar vida a uma ideia, mostrando de maneira prática o papel desempenhado pelo empreendimento no mercado. Em poucos minutos de conteúdo, a comunicação com seu potencial cliente é realizada com sucesso. E os esclarecimentos que ele buscara são feitos.

Sua empresa já produz vídeos institucionais? Você está pronto e pretende adotar a ferramenta? Conte para a gente nos comentários!