Você sabe o que é Smarketing? Veja como usar a seu favor!

Em qualquer organização, os setores de Marketing e Vendas têm uma coisa em comum: trabalham diretamente com o cliente para gerar lucro. Eles têm a missão de olhar para um consumidor qualquer e transformá-lo em um cliente, garantindo o sucesso da companhia. Agora imagine essas duas áreas unindo ainda mais seus esforços e trabalhando em conjunto para atingir esse objetivo.

No post de hoje você vai aprender como o Smarketing pode unir aumentar suas vendas e como você pode utilizá-lo em sua empresa para alcançar resultados incríveis!

O que é Smarketing?

Em uma empresa, o papel principal do time de marketing é atrair visitantes, convertê-los em leads, nutri-los com conteúdos e entregá-los à equipe de vendas para que estes estabeleçam contato individualmente e fechem negócio. Mas nem sempre as empresas conseguem unir as duas áreas. Em muitas empresas, ambos os setores possuem desentendimentos e rivalidades que refletem seus efeitos nas vendas da organização. E é ai que surge o conceito de Smarketing.

Smarketing é a habilidade de fazer com que as duas equipes trabalhem de maneira integrada, em sinergia para atingir as metas e os objetivos da empresa. Daí vem o significado do termo, que, em inglês, é a junção das palavras Sales (Vendas) + Marketing = Smarketing.

Quando o Smarketing dá certo, a empresa consegue elevar sua receita, diminuir gastos e conseguir um nível de eficiência muito melhor. Trabalhar o Smarketing em sua empresa é muito importante e, com certeza, trará ótimos frutos para a organização.

Qual a estratégia do Smarketing?

Podemos destacar 3 estratégias para implantar o Smarketing dentro de qualquer organização. Veja a seguir:

Melhorar a comunicação entre as equipes

A comunicação é vital para um bom Smarketing, pois não há como ter sinergia entre as áreas sem um bom relacionamento. Contudo, essa comunicação não deve ser confundida com troca de e-mails ou telefones esporádicos durante o dia, mas sim com reuniões semanais para tratar de assuntos mais básicos e reuniões mensais para definir assuntos estratégicos entre as equipes.

Implementar um Service Level Agreement (SLA)

O SLA é um acordo entre as áreas que determina exatamente quando um lead que já foi qualificado pelo marketing (MQL) deverá ser repassado para a equipe de vendas realizar a abordagem (SQL). De uma maneira geral, é definida uma meta para cada setor realizar seu trabalho.

Também há outras questões que são alinhadas. Por exemplo, quantos leads o marketing irá gerar por mês ou o que acontece se a equipe de vendas não entrar em contato com o lead em até 1 hora.

Ter metas conjuntas

Fazer com que as equipes se unam para as mesmas metas da empresa ajuda os times a trabalharem em equipe. Usar a mesma linguagem para avaliar o trabalho gera confiança e reduz os atritos entre as áreas.

O que sua empresa ganha com isso?

De acordo com uma pesquisa realizada pela americana Aberdeem Group, as organizações que possuem as equipes de marketing e vendas alinhadas alcançam 20% de crescimento anual da receita.

Isso mostra que um cenário integrado entre as áreas faz com que os colaboradores vistam a camisa da empresa, melhorem seus resultados e aumente os lucros da empresa. Todos ganham!

Viu como o Smarketing pode fazer a diferença na sua organização? Quer aumentar ainda mais sua receita? Então leia nosso post e saiba como a comunicação interna também pode auxiliar sua empresa a conquistar mais clientes!